Espetáculo Okama estreia em Presidente Prudente e une teatro, memória e afeto

Solo de Gabriel Saito, sob direção de Miwa Yanagizawa, une ancestralidade nipônica, memória afetiva e identidade LGBTQIA+ em uma fábula contemporânea sobre pertencimento e resistência

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/11/2025
Horário 07:05
Foto: Nadja Kouchi
Peça se configura como um jogo entre presença e ausência, vida e morte, tradição e transgressão
Peça se configura como um jogo entre presença e ausência, vida e morte, tradição e transgressão

Misturando memória, ficção e fabulação, o ator e performer Gabriel Saito apresenta OKAMA, solo autoral que mergulha na história da imigração japonesa no Brasil a partir de sua vivência como artista nipo-brasileiro e homem gay. O espetáculo que faz uma circulação pelo Estado de São Paulo, estreia em Presidente Prudente com sessão dia 9 de novembro, domingo, 17h, no Centro Cultural Matarazzo. Neste sábado, 8, ocorreu a oficina Memória e Fabulação com inscrição gratuita e ajuda de custo para os participantes.
Sob direção de Miwa Yanagizawa, o espetáculo propõe uma experiência sensorial e simbólica, evocando elementos da cultura nipônica para dar forma à história de uma “bicha-mestiça-amarela” em busca de reconexão com suas raízes. Ao visitar a ancestralidade com afeto e radicalidade, Okama atravessa temas como identidade, luto, migração e apagamento, transformando o palco em território de reinvenção.
O título da peça, okama – termo pejorativo em japonês usado para se referir a homens homossexuais – é ressignificado por Gabriel Saito como ponto de partida para investigar violências históricas e afetivas sofridas por corpos racializados e dissidentes. A partir de uma linguagem cênica híbrida, o artista costura memórias pessoais, tradições asiáticas e referências do teatro e da dança Kabuki, onde, historicamente, eram comuns relações homoafetivas entre atores e samurais. As coreografias apresentadas em cena são assinadas pela diretora de Teatro Kabuki Fujima Yoshikoto, de 83 anos, e trazem profundidade e autenticidade para uma releitura contemporânea desse universo.

Okama se constrói como um gesto de escavação poética da própria ancestralidade de Gabriel Saito, ao mesmo tempo em que revisita o passado familiar, especialmente suas relações com a avó e a bisavó maternas.

Memória, identidade e ancestralidade 
A peça se configura como um jogo entre presença e ausência, vida e morte, tradição e transgressão. É também uma homenagem às mulheres da linhagem familiar do artista, sua bisavó, migrante japonesa que faleceu pouco após chegar ao Brasil, e sua avó, primeira geração mestiça nascida no país, figuras que encarnam as marcas de um processo migratório violento e silenciado.
“A relação com a memória é uma das grandes potências no projeto. O Brasil é um país com medo da memória”, afirma Gabriel Saito. “Okama celebra, de maneira transgressora, a herança cultural nipo-brasileira e racializa o discurso da cena com afeto e coragem”.
Com uma equipe formada majoritariamente por artistas amarelos, Okama afirma a potência política da presença desses corpos em cena. A obra foi contemplada pelo Edital Fomento CultSP PNAB nº 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artístico-Culturais, que prevê a circulação do espetáculo por cidades que têm a imigração japonesa como parte significativa de sua formação populacional e cultural. 
Com isso, o projeto amplia seu alcance para além da capital e realiza apresentações em nove municípios do interior e litoral do Estado de São Paulo: Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, Santos e São Carlos. A proposta busca descentralizar o acesso à produção artística de artistas amarelos e promover um diálogo sensível sobre memória, identidade e ancestralidade em territórios diretamente marcados pela história da migração nipônica.

Serviço:
OKAMA

Espetáculo
9 de novembro, domingo, 17h.
Centro Cultural Matarazzo – Rua Quintino Bocaiuva, 749 – Vila Marcondes, Presidente Prudente.
90 minutos | 16 anos | Gratuito. 

Ficha técnica:
Direção: Miwa Yanagizawa | Idealização, Texto e Atuação: Gabriel Saito | Coreografias Kabuki: Fujima Yoshikoto | Assistente Coreografias Kabuki: Satie Hideshima | Desenho de Luz: Sueli Matsuzaki | Cenografia: Maurício Bispo | Figurino: Teresa Abreu | Trilha Sonora Original: Yugo Sano Mani | Desenho de Movimento Ator: Ana Paula Lopez | Preparação Vocal Canto: Juan David Becerra | Videoarte e Operações de Som e Vídeo: Gibran Sirena | Operação de Luz: Dener | Fotografia: Nadja Kouchi | Projeto Gráfico: Pedro Leobons | Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta | Produção Executiva: Vanessa Curci | Produção de Circulação: Yumi Ogino | Assistente de Produção: Davi Alejandro | Direção de Produção: Gabriel Saito.



 

Publicidade

Veja também