Com 300 mulheres na linha de frente, região comemora Dia da Policial Militar

Atuação feminina na segurança pública é destaque todos os anos em 12 de maio e data em homenagem a elas foi instituída pela Lei Estadual 11.249, em novembro de 2002

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 19/05/2024
Horário 04:01
Foto: Maurício Delfim Fotografia
CPI-8: “Hoje celebramos e reconhecemos o papel fundamental que elas desempenham”
CPI-8: “Hoje celebramos e reconhecemos o papel fundamental que elas desempenham”

Instituído pela Lei Estadual 11.249, em novembro de 2002, comemora-se no dia 12 de maio o Dia da Policial Militar. Na região de Presidente Prudente, hoje são aproximadamente 300 mulheres que integram o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), o qual destaca que, desde 2017, houve um aumento de 34% na presença feminina no efetivo recrutado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Isso demonstra o comprometimento em promover a igualdade de oportunidades e garantir um ambiente de trabalho inclusivo para todas as nossas policiais, reconhecendo o seu valor, talento, determinação e resiliência das mulheres que escolhem dedicar suas vidas ao serviço público”, promove o órgão.

“À medida que continuamos avançando em direção a um futuro mais seguro e justo, a presença e o papel das mulheres na Polícia Militar de São Paulo serão essenciais para alcançar os objetivos comuns de justiça, segurança e prosperidade para todos”, complementa o CPI-8. Explica o órgão que, em 12 de maio de 1955, há 69 anos, era criada a primeira Polícia Feminina do Brasil, iniciada com 13 jovens pioneiras que desenvolviam missões preventivas e assistenciais na proteção de mulheres e menores, “sendo o início de uma nova era”. Em 1987, chegou a vez da PM da região contar com a participação de 36 mulheres em seu quadro de trabalho, desempenhando atividades no policiamento de trânsito, assistência social às mulheres e crianças, além do patrulhamento do calçadão de Prudente.

“Hoje celebramos e reconhecemos o papel fundamental que elas desempenham, destacando seu compromisso com a segurança pública e sua contribuição inestimável para a sociedade do oeste paulista. As mulheres, com seu trabalho, mudaram a história da corporação e, a cada dia, continuam a mostrar a sua relevância na função policial”, ressalta o CPI-8. “Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais proeminente na Polícia Militar, demonstrando coragem, dedicação e habilidades excepcionais no cumprimento de suas funções. Destaca-se que, desde o patrulhamento preventivo até operações especiais, as mulheres policiais têm se destacado em todas as áreas, trazendo uma perspectiva única e valiosa para a aplicação da lei”, ressalta a Seção de Comunicação Social do órgão.

Publicidade

Veja também