Com esclarecimento de homicídio, 2ª Dise identifica traficantes e cumpre 11 mandados em 3 estados

Segunda fase da Operação Oryza, deflagrada nesta quarta-feira, prendeu dois homens em flagrante em Dracena e em Marechal Cândido Rondon (PR)

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 06/08/2025
Horário 09:43
Foto: Deinter-8
Ordens judiciais foram cumpridas em cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Paraná
Ordens judiciais foram cumpridas em cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul e do Paraná

Onze mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos na manhã desta quarta-feira em endereços de integrantes de uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas, durante a segunda fase da Operação Oryza, deflagrada pela 2ª Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Presidente Prudente em três estados. Dois homens foram presos em flagrante em Dracena e em Marechal Cândido Rondon (PR).

A ação é um desdobramento da primeira fase da operação, que esclareceu, em outubro do ano passado, o assassinato de um homem, 33 anos, ocorrido no dia 29 de setembro, no Jardim Morada do Sol, em Prudente. Na época, 21 quilos de maconha, uma arma de fogo, balança de precisão e materiais para embalagem do entorpecente, produtos que seriam de integrantes da quadrilha envolvidos no homicídio, foram localizados enterrados em dois tonéis, em uma extensa área de mata, no mesmo bairro. Quatro pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido, na ocasião.

Trabalho investigativo
“As investigações apontaram que o homicídio foi cometido com extrema crueldade e motivado por futilidade, após a vítima ter se envolvido em uma discussão durante uma festa e desferido tapas em um familiar do mandante do crime, identificado como integrante do crime organizado e com atuação no bairro conhecido como Km 7. A execução contou com disparos de arma de fogo, pauladas e golpes de faca, demonstrando a brutalidade da ação”, destaca a Polícia Civil.

Conforme o órgão, a análise de materiais apreendidos na primeira fase da operação permitiu o aprofundamento da investigação, revelando o envolvimento do grupo com o tráfico de drogas e possibilitando a individualização das condutas dos integrantes da associação criminosa. “Com base nos elementos colhidos, a Polícia Civil identificou fornecedores de entorpecentes na região de fronteira, abrangendo os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, bem como pontos de venda de drogas mantidos pelo principal investigado nas cidades de Presidente Prudente, Álvares Machado, Dracena e Quatá”, indicou a delegada da 2ª Dise, Adriana Ribeiro Pavarina Franco.

Já nesta segunda fase, os mandados foram cumpridos nas cidades de Marechal Cândido Rondon (PR), Maringá (PR), Ponta Porã (MS), Presidente Prudente, Álvares Machado, Dracena e Quatá. “Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante delito, em Dracena e em Marechal Cândido Rondon, onde foram localizadas porções de maconha, além de balança de precisão e petrechos utilizados para o tráfico”, ressalta a Polícia Civil, que prossegue com as apurações.
 

Publicidade

Veja também