Comece o ano dentro da zona de conforto

OPINIÃO - Osmar Marchioto Jr.

Data 05/01/2024
Horário 04:30

O objetivo deste artigo é ajudar você a estruturar suas metas de saúde para 2024 de um modo diferente da forma tradicional, conhecida pela ineficácia. Quem nunca prometeu, na virada do ano se exercitar mais, comer menos, dormir melhor, ler um livro por mês e já em março havia se perdido?
Você já ouviu falar do termo life skills? Elas são as habilidades de vida; as habilidades que você possui para lidar com o desafio de construção da sua saúde de uma forma ampla, tanto física, quanto mental e espiritualmente. Qual a pessoa que você quer se tornar?
Nós vivemos em um ambiente que nos impõe desafios o tempo inteiro, portanto temos que possuir habilidades para realizar escolhas de como nos comportaremos. Estou falando em escolhas relacionadas à alimentação, ao movimento, ao sono, ao estresse, ao consumo de álcool, ao tabagismo, à conexão social e à espiritualidade, que nos farão sobreviver e obter o florescimento em saúde.
Você possui habilidades de vida? Por exemplo, quanto maior for sua habilidade em saber realizar escolhas inteligentes no preparo dos alimentos, maior a sua chance de ter uma alimentação saudável. Não estou falando em ser um chef ou um nutricionista, estou falando em conhecimento mínimo de culinária: ler rótulos, se interessar, e fazer melhores escolhas.
Exercícios? Quais você já praticou? Quais você consegue executar? Quais lhe ajudam a aliviar o estresse? Qual a sua disponibilidade em praticá-los? São perguntas importantes a serem respondidas no momento.
Você possui habilidade social? Você pode ter uma rede de relacionamentos, mas isso pode ser estrutural, que vem de família, quando nascemos e crescemos inseridos nesse meio. Se você realizar um intercâmbio e permanecer um ano ausente você vai ter habilidades suficientes para fazer novas amizades?
Quando avaliamos o estilo de vida de um paciente estamos fazendo um recorte pontual daquele momento de vida, mas não podemos nos esquecer que por trás de um comportamento sempre há uma história, e temos que levá-la em consideração na elaboração da estratégia de sua mudança hábitos.
Antes de fazer promessas, reflita: quais habilidades eu possuo para construir meus hábitos de saúde?
Comece dentro da sua zona de conforto. Se o que você consegue é uma caminhada três vezes por semana, ótimo, vamos lá! Realizou a caminhada por um mês? Hora de alçar voos maiores.
Temos que entender que construção de hábitos saudáveis é um processo e não um evento com data e hora marcada.
 

Publicidade

Veja também