Comércio atende em horário especial nesta 5ª

“O fluxo de vendas, no Dia dos Namorados, sempre impulsiona a saída de alianças. Muitas pessoas aproveitam o momento para externar o romantismo e firmar o compromisso com o companheiro", ressalta Funo.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 09/06/2015
Horário 09:17
 

Com a aproximação do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) estima aumento de 10% nas vendas no comércio central de Presidente Prudente. Para impulsionar o consumo, os estabelecimentos funcionarão em horário diferenciado nesta quinta-feira, sendo estendido até às 22 horas. Além disso, outras ações ocorrem no sentido de fomentar a movimentação, a exemplo da campanha que sorteará jantares e estadias em um resort. Já o segmento de joias, em razão da tradição do uso da aliança de compromisso, estima impulso de 20% nas vendas neste período em comparação aos dias normais.

De acordo com o gerente da Murakami Joias, Paulo Oichi, o Dia dos Namorados não impulsiona somente a venda das tradicionais alianças prateadas, tendo em vista que muitos casais aproveitam o momento para noivar e contribuir com a venda das joias de ouro. Ele informa que é possível sentir a diferença em relação ao demais meses, uma vez que o aumento é significativo. Já o gerente da Omy Folheados, Julio Funo, acrescenta que o aumento chega a 20% comparado aos dias normais, sendo necessário ampliação do estoque para atender a demanda. "O fluxo de vendas, no Dia dos Namorados, sempre impulsiona a saída de alianças. Muitas pessoas aproveitam o momento para externar o romantismo e firmar o compromisso com o companheiro", ressalta Funo.

O presidente do Sincomécio, Vitalino Crellis, destaca que o momento de crise econômica do país enseja formas para impulsionar as vendas do comércio local. Assim, o sindicato está promovendo campanha que consiste na distribuição de vale-cupom nos estabelecimentos credenciados, que resultará no sorteio de dois finais de semana no Terra Parque Eco Resort – serão sorteados dois casais, bem como outros cinco casais serão premiados com jantares. "Estamos promovendo campanhas para incentivar as vendas do comércio e colaborar com o aumento no movimento, por isso, estimamos o impulso de 10% neste período comemorativo. Além de comprar, os casais concorrerão a jantares e à estadia no resort".

 

Cuidados com as compras

É comum a troca de presentes do Dia dos Namorados, oportunidade em que os casais aproveitam para celebrar o momento de união, realizando compras no comércio local e/ou via internet. Em contrapartida, o cuidado deve ser redobrado e os direitos do consumidor garantidos, conforme aponta o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Por isso, o presidente da Abcom (Associação Brasileira dos Consumidores e Mutuários), Lyncoln Hebert da Silva, ressalta que primordialmente é importante a pesquisa de preços antes de efetivar a compra. Segundo ele, em razão das várias oportunidades e abrangências do comércio local, surge a necessidade da cautela para não pagar a mais e sair lesado por conta das diferenças significativas de preços que podem ocorrer. Outra dica importante é quanto à política de troca, tendo em vista que corresponde à política interna de cada empresa, não sendo necessariamente obrigatória a troca de presentes em caso de numeração e/ou gosto – diferente ocorre com vícios ou defeitos, uma vez que caso apresente alguma dessas duas vertentes, a troca é obrigatória. É importante que o consumidor solicite a nota fiscal, pois é o único comprovante da venda do produto e fundamental para solucionar eventuais problemas.

Já as pessoas que optarem por realizar a compra via internet, primeiramente, é preciso optar por um endereço eletrônico que seja idôneo e que forneça meios de comunicação ao consumidor em caso de dúvidas e solicitação de informações, além da pesquisa de preço, que também é fundamental em razão da diversidade encontrada entre um site e outro. É necessário ficar atento quanto ao prazo de entrega e fazer uma cópia da tela durante todo o processo da compra como forma de proteção. Nesta modalidade virtual, o consumidor tem o prazo de sete dias para o arrependimento da compra quando o produto não corresponder aos anseios do comprador – para isso, deve-se entrar em contato com a empresa para verificar os meios de devolução, que deve ocorrer de forma gratuita.
Publicidade

Veja também