Como a reinvenção pode nos fazer bem...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 19/10/2022
Horário 04:30

Pode até parecer meio óbvio o que vem acontecendo em nossas vidas, devido às mudanças do que vem ocorrendo dos fatos, das situações, dos momentos em que as coisas surgem e que somos estimulados por dois momentos, penso eu: ou agimos com o intuito de um crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional ou simplesmente nos prostramos na querência de que o mundo se esbarranque mesmo. Dessa forma, nos deparamos com a urgência de que precisamos nos reinventar, se entendermos que muitos já estão nesse caminho há algum tempo, o que prova que, independente, da idade, as coisas estão acontecendo e que a vida precisa ter um sentido de sua existência.
Esses dias, vi um novo post de um grande economista, nos perguntando e ao mesmo tempo nos provocando com muita veracidade de suas colocações, dizendo: Uma nova carreira aos 45 anos?  Empreender aos 55 anos? Fazer faculdade aos 65 anos? Achou isso estranho? Melhor ir se acostumando. Tudo isso já é comum. Será cada vez mais. Isso é ótimo. E acrescento assim: estamos passando por um novo e verdadeiro renascimento de conduta. É quando tomamos conhecimento e coragem de ir além, e isso realmente nos move, se estivermos realmente dispostos.
Precisamos entender que o momento, sendo delicado ou não, não impede de que tomemos iniciativa daquilo que consideramos ser importante e necessário aos nossos olhos, mas baseando numa verdade. Nossa linha de conduta precisa ser enérgica e que possamos somar como propósito de vida, numa visão pertinente de valores reais, dando uma ressignificação de tudo que almejamos como resultado de nossas metas. 
Evidentemente, procurando compreender que independente da idade, sempre teremos a oportunidade de um novo recomeço. E mesmo que te julguem incapaz, por favor, jamais se prenda a jargões de modelitos prontos, na espera de que aquele efeito imediato te estimule a acreditar que realmente possa. Assim, precisamos entender que necessariamente se realmente queremos tentar outras coisas, estudar novos assuntos, experimentar novos hobbies, fazer novos trabalhos, consumir novos conteúdos, você não vai chegar em um novo lugar fazendo o mesmo que sempre fez. E mais ainda: não queira nesse exato momento, esperar que outros debates, desses atuais e possíveis governantes, surtam os efeitos de novas mudanças, possam realmente te convencer de que é preciso esperar um novo recomeço.  
 

Publicidade

Veja também