Como aumentar o engajamento dos posts

Maria Ferri

COLUNA - Maria Ferri

Data 16/08/2020
Horário 06:02

Olá! Começo minha coluna de hoje dando orientações preciosas de como aumentar o engajamento dos seus posts no Instagram. A primeira é: faça postagens em carrossel, pois quando as pessoas gastam tempo passando o carrossel de imagens, a possibilidade de a publicação ser entregue para mais pessoas é maior. O Instagram é controlado por robô, e o post com maior relevância é entregue para uma audiência maior. A segunda dica é: fique de olho nos primeiros 20 minutos de postagem. Responda todos os comentários nesse período pois essa interação irá aumentar ainda mais o engajamento.

E terceira e mais importante dica para aumentar o engajamento é: entregue conteúdo de valor. Não enrole ou passe conteúdos superficiais. Sua audiência irá se conectar muito mais se você realmente gerar valor, entregar conteúdo que resolva suas dores, problemas ou atenda seus desejos e sonhos. Portanto, não seja raso na hora de postar.

Por que devo usar hashtags?

Por que o uso das hashtags aumenta a possibilidade do seu post ser visto por mais pessoas. Muita gente segue hashtags e seu post pode aparecer no feed delas por esse motivo. No entanto, não use qualquer hashtag. Utilize aquelas que tenham a ver com seu nicho de mercado e persona. Você também pode criar hashtags próprias para organizar seus posts e ajudar a sua audiência a localizar seus conteúdos de valor.

Qual o melhor tipo de postagem?

Há muitas possibilidades, formatos, porém, a resposta ideal é: aquela que seus seguidores mais gostam. Não existe fórmula mágica, o que existe é teste. Você deve testar vários formatos e analisar as métricas. Vamos aos formatos:

· Vídeo curto, chamados de pílulas ou de conteúdo nutella. É um vídeo com um conteúdo curto, porém, com sentido próprio, de fácil compreensão;

· Vídeo longo: conteúdo mais aprofundado, chamado de conteúdo raiz porquê do vídeo maior podem ser extraídas várias pílulas;

· Postagem em carrossel: é aquela no Instagram que podemos arrastar para o lado. Comporta até 10 imagens;

· Foto: deve ter a ver com seu conteúdo e boa resolução;

· Imagem com texto: é uma arte com um texto na legenda.

O que as pessoas dizem

Existem pesquisas que apontam os vídeos como os que geram maior engajamento. Mas se você não consegue, por hora, gravar vídeos, aposte nos outros formatos citados acima. O importante é manter constância nas publicações para manter sua audiência aquecida. Gostou dos meus conteúdos? Siga meu Instagram: @mariaferrioficial. Até a próxima coluna!

Veja também