Como deve ser

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/12/2022
Horário 04:19

Fonte jornalística é igual a virgindade que se é ou não. Assim como não há meio termo para virgindade, não existe em relação à fonte que é o que é se tiver credibilidade. Para que fique bem claro: se não tiver credibilidade, não é fonte.

POSSÍVEL REVIRAVOLTA
Isso posto é para informar que fonte do Plantão disse na tarde de ontem que poderá haver reviravolta em relação ao que foi noticiado neste espaço anteriormente. A Câmara deverá eleger presidente da mesa diretora um vereador de 1º mandato.

PREVISÃO ANTERIOR
Até ontem estava a prevista a disputa entre os vereadores Mauro Neves (Podemos) e William Leite (MDB), que são vereadores de 2º mandato. Ambos tinham confirmado ao Plantão as duas candidaturas para disputa da presidência.

O QUE SERIA CHAPA 1
No houve confirmação sobre as chapas, mas soube-se que Mauro Neves teria como candidato a vice-presidente Tiago Oliveira (PTB) e secretários Miriam Brandão (Patriota) e Wellington Bozo (MDB).

O QUE SERIA CHAPA 2
Na chapa de William Leite, a vice-presidência ficaria com Joana D´Arc (PSB), a 1ª-secretaria com Nathália Gonzaga (PSDB) e a 2ª-secretaria com Douglas Kato (PTB). Porém, política é com nuvem: uma hora está de um jeito e outra hora de outro. 

TROCA DE PRESIDENTE
Porém, o novo formato da nuvem é de que William Leite teria desistido em prol de nova constituição de chapa para garantir a eleição com 8 votos. Surge como possível candidato a presidente Tiago Oliveira.

MAIS UM DESGARRADO
Nesta situação, Tiago não seria o único a desgarrar da chapa de Mauro Neves. O outro seria Wellington Bozo, que continuaria candidato a 2º-secretário. A nova chapa então teria presidente Tiago, vice Ivan Itamar (PSB), Nathália e Wellington.

DEPOIS DE 9 ANOS
A se confirmar essa terceira possibilidade, depois de 9 anos um vereador estará concorrendo à presidência como vereador de 1º mandato e poderá ser eleito presidente da mesa diretora da Câmara para o biênio 2023-2024. 

EM 1º MANDATO
Em 2013, Valmir da Silva Pinto, que havia sido eleito pelo PR com 1.455 votos, foi eleito presidente da mesa diretora na condição de vereador de 1º mandato e respondeu pelo biênio 2013-2014.

VOTOS DE QUEM
Caso a informação da fonte do Plantão se confirme, a vitória seria com os votos dos quatro integrantes da chapa encabeçada por Tiago e os votos de William Leite, Douglas Kato, Joãozinho da Saúde (União Brasil) e Joana D´Arc.  
 
FIM DO CONSENSO
A eleição ocorre às 9h de hoje na Câmara Municipal. Depois de mais de 10 anos de consenso na escolha do presidente, agora haverá eleição disputada por duas chapas. Os cargos em disputada são os de presidente, vice-presidente e dois secretários. 

MOÇÃO DE REPÚDIO
A Câmara aprovou na sessão ordinária de segunda-feira (5) desta semana, moção de repúdio proposta pela vereadora Professora Joana D´Arc (PSB) sobre agressão de uma mãe de aluno à vice-diretora da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, professora Solange Caravina.

Publicidade

Veja também