Comunidade do atletismo aponta defeitos e reclama de atraso em entrega das pistas da Unesp

Sem espaço para treinar, atletas estão impedidos de ingressar no local, que deverá ser avaliado em visita da construtora, nesta terça-feira

Esportes - MELLINA DOMINATO

Data 04/02/2024
Horário 04:12
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Uma visita técnica será realizada na manhã desta terça-feira
Uma visita técnica será realizada na manhã desta terça-feira

A comunidade do atletismo de Presidente Prudente, desprovida de um local próprio para os treinamentos, reclama sobre o descaso da empresa Recoma, responsável pelas obras de reforma da Pista de Atletismo e da Pista de Aquecimento “Mario Covas” da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), que não teria cumprido, pela quarta vez, a data estipulada para entrega do espaço, marcado para a última sexta-feira. Treinador da APA/TCPP/Semepp/Talento Olímpico, Cremilson Julião Rodrigues, o Montanha, relata que os atletas estão impedidos de ingressar no local, não pela instituição de ensino, mas por trâmites burocráticos cada vez mais impostos pela construtora, que concluiu os trabalhos no espaço nesta sexta-feira. “A pista, mesmo antes de ser entregue oficialmente, já apresenta diversos defeitos, mas mesmo com essas irregularidades, nossa prioridade é poder entrar e começar a trabalhar de forma digna”, revela Montanha. Um vídeo recebido por este diário demonstra imperfeições em parte de uma das pistas, fato que deve ser avaliado em visita da empresa, nesta terça-feira, às 11h, para entrega provisória do local à universidade.

“As reclamações dos atletas são, de fato, o que a comunidade do atletismo hoje sente, então, existe, sim, concordância com as falas deles, por hoje não terem seu local de treinamento, a nossa ferramenta de trabalho. A Unesp já nos tranquilizou falando que, assim que fosse entregue, ia cuidar da liberação das pistas para os atletas. Mas, estamos chegando em um cenário que trabalhamos no amadorismo, a ponto de até de machucar os atletas, por isso, esperamos que isso seja solucionado da mais rápida forma”, comenta o treinador. 
Montanha pontua que, desde 2022, quando a reforma foi iniciada, os atletas têm treinado em clubes da cidade ou têm viajado para Londrina (PR), aproveitando ainda os locais de competições que participam também em suas preparações. “Estamos nos reinventando para poder dar aos atletas o mínimo de condições para buscarem seus resultados. Hoje, nosso principal atleta está treinando em São José dos Pinhais, onde sua família reside, por ter duas pistas disponíveis por perto”, comenta sobre Gabriel Luiz Boza, 20 anos, convocado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) para a prova do salto em distância no Campeonato Sul-Americano Indoor 2024.
Maria Victória Sena está entre os atletas que reclamam da demora na entrega do espaço. “Ainda estamos sem local de treinamento. Agora [manhã deste sábado] estamos aqui em Londrina. Saímos de Prudente 5h30 da manhã, para fazer o treinamento, e retornar para Prudente. Então, isso vem nos prejudicando muito. Estou muito indignada, muito chateada, e ontem fiz um vídeo em nome de todos os atletas. Estamos sendo muito prejudicados, cada dia mais, e a Recoma não cumpre com as datas estabelecidas por eles mesmos”, frisa.

Espera compartilhada
Em nota, a FCT Unesp explica que a reforma não teve que ser “adiada”, mas que foram feitos e aceitos pedidos de aditamento no contrato, que envolveram incompatibilidades físicas do espaço com o projeto original, como ajustes na base de concreto original, redes elétrica e de água, além de gramado específico, e que foram identificadas conforme as obras eram realizadas. Como noticiado neste diário, a instituição solicitou prorrogação de 90 dias no contrato geral com a Recoma para adequações contratuais, especialmente no que diz respeito ao pagamento definitivo da obra, hoje orçada, em razão de reajustes e aditamento anteriores, em R$ 6.122.528,77. “Esta prorrogação não tem relação direta com a obra em si, mas sim com ajustes administrativos contratuais. Uma vez aceita e assinada a prorrogação, estas adequações podem ser realizadas até o maio de 2024”, aponta.
Afirma a FCT Unesp ser a principal interessada na conclusão e entrega final da obra e se solidariza com os atletas profissionais e amadores e também com toda comunidade acadêmica, uma vez que o espaço é um importante laboratório para o curso de Educação Física. “O processo agora segue para as vistorias necessárias e, neste sentido, será dedicada total atenção por parte da FCT Unesp para que os eventuais ajustes sejam realizados o quanto antes”, ressalta. Sobre a solicitação da universidade à construtora para liberação parcial do espaço, declara que ainda será analisado. “O pedido para liberação parcial, após o recebimento provisório, um desejo da FCT Unesp e também das associações de atletas profissionais, atletas amadores, docentes e discentes da universidade, só deverá ser avaliado e considerado pela empresa após as vistorias técnicas necessárias previstas em contrato. A primeira vistoria está agendada para o próximo dia 6 de fevereiro”, reforça.
Sobre os possíveis defeitos nas pistas, apontados pelo treinador e em vídeo recebido por este diário, a FCT Unesp argumenta que tomou conhecimento de maneira não oficial sobre a questão e, na visita agendada pelos fiscais para o recebimento provisório das obras, vai sinalizar todos os ajustes necessários para que obra seja aprovada nas três vistorias previstas: a de certificação da World Athletics, antiga IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), o órgão que gere o atletismo a nível mundial, atendendo à exigência do Ministério do Esporte; a vistoria da CEF (Caixa Econômica Federal) e a vistoria da Coordenadoria de Engenharia da Unesp.

A construtora
Procurada pela reportagem na manhã deste sábado, a Recoma não se manifestou sobre os apontamentos até o fechamento desta edição.

Reprodução 

Vídeo recebido por este diário revela defeitos em partes das pistas antes de entrega oficial

Foto: Mauricio Delfim Fotografia (foto geral a pista)

 

Publicidade

Veja também