Comunidade recebe atendimentos de saúde e bem-estar no aniversário de 6 anos da AESC

Associação Espaço Saber Cuidar, em Prudente, realizará evento aberto ao público neste sábado, com oferta de exames preventivos, orientações e distribuição de pipoca

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/07/2025
Horário 17:30
Foto: Cedida
Associação nasceu com objetivo de apoiar famílias e contribuir no desenvolvimento de adolescentes
Associação nasceu com objetivo de apoiar famílias e contribuir no desenvolvimento de adolescentes

Serviços gratuitos de saúde e bem-estar vão marcar a comemoração dos 6 anos da AESC (Associação Espaço Saber Cuidar), em Presidente Prudente. Neste sábado, dia 19 de julho, das 8h às 16h, a entidade promove um evento aberto ao público na sede da associação, com atendimentos preventivos, orientações, ações de bem-estar e distribuição de pipoca para os participantes. A celebração acontece na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 1.190, no bairro Cecap.

Entre os serviços oferecidos, estarão as unidades móveis da AAPC (Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente) com a campanha de prevenção ao câncer de colo uterino, que inclui o exame de Papanicolau para mulheres, e a coleta de sangue para prevenção ao câncer de próstata para os homens. Os atendimentos não têm custo, mas é necessário agendamento prévio para a realização dos exames, que pode ser feito clicando aqui.

Com apoio da Saúde Municipal, também serão disponibilizados testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana) e sífilis, vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.

A programação inclui ainda exposição e educação ambiental com a Polícia Militar Ambiental; corte e tranças de cabelo; massagem; design de sobrancelhas; e esmaltação em gel. Toda a ação conta com a parceria da AAPC, Secretaria Municipal de Saúde e Escola Ana Hickmann.

Seis anos de cuidado com o próximo

A Associação Espaço Saber Cuidar é uma entidade sem fins lucrativos, criada em parceria com o Conseg (Conselho de Segurança) da 1ª Companhia do 18º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior). O presidente da AESC e do Conseg da 1ª Cia, José Luís da Silva, explica: “O Conseg é um órgão estadual que nos permite atuar na área social, mas sem envolver recursos financeiros. Por isso, nasceu a AESC, para dar vida a essas ações sociais que tanto fazem a diferença”.

Desde o início, a AESC tem como missão a prevenção em diversas áreas, com foco especial em saúde e educação. A associação oferece orientação a famílias com doentes, desde o manejo correto de medicamentos até cuidados com o ambiente e com as condições de cada doença. Também auxilia com doações de produtos hospitalares e medicamentos.

Outro grande destaque é o trabalho com adolescentes. “Por que o adolescente? Porque essa é uma das fases mais delicadas para as famílias e também a mais vulnerável às más influências sociais, como as drogas e o crime. Por isso criamos o Bombeiro Mirim, para oferecer uma alternativa saudável, educativa e transformadora”, conta José Luís.

O programa Bombeiro Mirim é um curso gratuito com duração de seis meses, realizado aos sábados, para jovens de 12 a 17 anos. Os participantes recebem instruções em brigada de incêndio, primeiros socorros, reforço escolar, orientação profissional, noções de trânsito e comportamento social, além de incentivo ao civismo, respeito e disciplina. A programação tem apoio das polícias Militar e Civil.

“O respeito ao próximo, à família, aos colegas e a si mesmo é uma das nossas principais bandeiras. Aqui não se admite briga, bullying ou apelidos ofensivos. Falamos muito sobre a importância da família, das amizades verdadeiras e de saber distinguir amigo de colega”, reforça o presidente.

O impacto é visível: segundo ele, os adolescentes concluem o curso com melhorias claras de comportamento, postura e linguagem. “Nunca recebemos uma crítica sobre o programa. Pelo contrário, muitos terminam e já pedem para participar novamente”, relata.

As inscrições para a próxima turma, com início no segundo semestre de 2025, já estão abertas. Toda a participação é gratuita, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde, preparados com carinho por uma cozinheira. A única contrapartida solicitada às famílias é a aquisição do uniforme tático, que fica para o aluno, além do apoio em ações para arrecadação de fundos.

“Nossos custos mensais são altos e arcados quase exclusivamente por nós mesmos. As promoções ajudam a manter os cursos e as demais atividades da associação, como palestras e o dojô de Kung Fu”, explica José Luís.

Por fim, ele destaca que tudo é movido por fé e vontade de ajudar. “Já estivemos na corda bamba várias vezes, mas sempre acontece algo que nos faz seguir em frente. Sabemos que a solidariedade anda escassa, mas seguimos trabalhando para despertar esse olhar nas pessoas. Quem nos ajuda, na verdade, está ajudando os próprios filhos, vizinhos e toda a comunidade. Aqui ninguém ganha salário, tudo é feito com dedicação e amor ao próximo”, pontua.

Publicidade

Veja também