Concessão é estimada em R$ 450 mi, por 10 anos

A Prefeitura lançou ontem o edital de licitação para a escolha da nova empresa que vai administrar o transporte coletivo da cidade

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 06/02/2016
Horário 08:44
 

Anseio antigo das cerca de 46 mil pessoas que utilizam diariamente o transporte coletivo em Presidente Prudente, a reestruturação do transporte urbano começa de fato a sair do papel. Isso porque, a Prefeitura lançou na manhã de ontem o edital de licitação para a escolha da nova empresa que vai administrar o transporte coletivo da cidade. O valor da concessão ficou definido em R$ 450 milhões, por 10 anos de contrato, prorrogável por outros 10 anos.

Conforme o edital, a empresa, ou consórcio, vencedor será aquele que apresentar a menor tarifa, referenciada pelo valor de R$ 3,28. Em caso de empate, a ganhadora será a que pagar uma outorga de R$ 3 milhões. Conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a abertura dos envelopes está prevista para 16 de março, seguido por um prazo de 90 dias para assinatura da licitação. Caso não haja a interpelação de recursos, após a empresa vencedora assinar o contrato, o prazo para o início dos trabalhos deverá ser de outros 90 dias.

Jornal O Imparcial Edital foi assinado na manhã de ontem, na Prefeitura

O edital foi formulado com base nos dados apresentados pelo arquiteto e urbanista Edson Marchioro. Os estudos demonstram que 74,11% das pessoas que iam ao centro por meio do transporte coletivo não tinham como objetivo chegar à referida área. Além disso, apontam uma capacidade média de transporte de 1,4 milhão de pessoas por mês, ou seja, mais de 46 mil por dia. Sendo assim, significa dizer que ao menos 34 mil prudentinos passavam pelo centro de maneira desnecessária.

Atualmente, o serviço é prestado pelas empresas Pruden Express e TCPP (Transporte Coletivo de Presidente Prudente), que operam no município desde 1993. As empresas utilizam o chamado sistema radial e tiveram recentemente seus contratos renovados pela sexta vez pela Prefeitura. Agora, uma das grandes novidades exigidas pelo edital é o denominado "sistema troncal". Nele, o transporte será composto por linhas articuladas com integração em quatro estações, denominadas norte, sul, leste e oeste, além de uma estação principal localizada no terminal urbano.

 

Ônibus articulados


De acordo com o responsável pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários), Oswaldo de Oliveira Bosquet, as estações serão interligadas entre si por ônibus articulados de 120 lugares, equipados com ares-condicionados e sistema de GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em inglês). Tais veículos serão responsáveis por levar os passageiros de uma estação a outra pelas avenidas principais da cidade, enquanto as chamadas linhas coletoras farão os trajetos pelos bairros.

As quatro estações troncais serão construídas nos quatro cantos da cidade por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. De acordo com Bosquet, as obras já teriam sido autorizadas pelos órgãos responsáveis e estariam em fase de apreciação pela CEF (Caixa Econômica Federal). Conforme o secretário, as estações serão erguidas nos bairros Ana Jacinta e Brasil Novo, como também na Rodovia Arthur Boigues Filhos, conhecida como estrada da Amizade, e na Avenida Tancredo Neves.

 

Cores diversas


Em cada estação troncal, além dos ônibus articulados, as empresas disponibilizarão veículos menores, que farão a interligação das estações com os bairros, as linhas coletoras. Tais ônibus serão diferenciados por cores, de acordo com a região. Os ônibus da estação norte serão pintados na cor azul, enquanto a sul terá veículos amarelos. Por sua vez, a oeste será responsável pelos veículos verdes e a leste contará com ônibus vermelhos.

Outra diferença será aplicada nos veículos que fazem linhas mais distantes, a exemplo dos distritos de Montalvão, Eneida, Floresta do Sul e Ameliópolis. Como também nos trajetos que envolvem o aeroporto e a Penitenciária Wellington Rodrigo Segura. Os veículos que atenderão essas linhas serão brancos e, em algumas ocasiões, devido à baixa demanda de passageiros, serão micro-ônibus.

 

Equipamentos obrigatórios


Além dos ares-condicionados nos ônibus articulados, o edital prevê ainda que todos os veículos sejam adaptados com elevador para passageiros com deficiência. Outra novidade é a implantação do GPS nos carros. Tal tecnologia, de acordo com Bosquet, funcionará integrada com a Semav e servirá para controlar o transporte, bem como emitir relatórios diários. Como se não bastasse, o secretário afirma ainda que o edital prevê também a instalação de um sistema de leitura facial nos veículos, a fim de evitar fraudes. "Nossa ideia é promover um transporte diferenciado de linhas, com melhor qualidade, mais conforto e com menor tempo de espera e de duração das viagens", afirma Bosquet.

 

 

Qual é sua opinião?

 

O que a Prefeitura deveria priorizar na contratação das empresas de ônibus?

A qualidade dos ônibus, além do valor das tarifas. Acho injusto ter que pagar R$ 3 por um trajeto relativamente curto

Giovana Seki, 18 anos, estudante

 

O serviço em geral é muito ruim. Falta cobradores e a educação dos motoristas não é das melhores

Neuza Garcia, 66 anos, dona de casa

 

Devido à quantidade de passageiros, os ônibus acabam ficando apertados. Acho que deveria aumentar o número de linhas

Lourdes Barbosa, 72 anos, dona de casa

 

Acho que a prioridade é reduzir a tarifa. O salário do povo é incompatível com os valores cobrados pelo transporte

Acsa Gabriele Dias Lopes, 16 anos, estudante

 

O conforto dos coletivos e uma maior atenção com os aposentados e os deficientes precisam ser melhorados

Eloísa Reis, 48 anos, dona de casa

 

 

Ônibus articulado: Os ônibus articulados farão o transporte com integração entre 4 estações

 

Ônibus azul: Os veículos da estação norte serão pintados na cor azul

 

Ônibus verde: O oeste será responsável pelos veículos verdes, que ligará aos bairros

 

Ônibus vermelho: A leste contará com carros vermelhos

 

Ônibus amarelo: As linhas coletoras da estação sul contarão com veículos amarelos

 

Ônibus brancos: Veículos brancos farão os trajetos mais distantes, como aeroporto, penitenciária e distritos
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