Conselho Municipal de Saúde se reúne com MPE

No encontro, parte definiram marcar uma reunião com o Ciop e HR para tirar os atendimentos psiquiátricos das UPAS e encaminhá-los diretamente para o PAI

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/07/2022
Horário 20:39
Foto: Arquivo/Oslaine Silva
Reunião com o MPE dá continuidade aos trabalhos de fiscalização do Conselho de Saúde às UPAs
Reunião com o MPE dá continuidade aos trabalhos de fiscalização do Conselho de Saúde às UPAs

O Conselho Municipal de Saúde de Presidente Prudente esteve no MPE (Ministério Público Estadual), na manhã desta terça-feira, para apresentar ao promotor Gilson Amâncio de Souza a situação encontrada nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Presidente Prudente Presidente Prudente. O encontro dá continuidade aos trabalhos de fiscalização, quando foi constatada, dentre outros problemas, a superlotação, em vistoria realizada no início do mês, nos dias 6 e 7, na unidade do Ana Jacinta.
Segundo o presidente do conselho, Valdinei Vanderley da Silva, o encontro foi “ótimo, muito positivo” e ficou combinada uma reunião com o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente para resolver problemas locais, como tirar os atendimentos psiquiátricos das UPAS e encaminhá-los diretamente para o PAI (Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental).
“Estaremos juntamente com o promotor Gilson buscando a possibilidade do HR deixar as portas abertas para esses atendimentos. Isso será um avanço muito grande”, expõe Valdinei, acompanhado de outros dois membros do conselho representando os usuários, Fábio Ortiz e Alessandra Braulino.
No final da tarde de ontem, comecinho de noite, o presidente também se encontraria com o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) para que ele possa fazer uma ponte agendando alguns minutos com o governador Rodrigo Garcia (PSDB) e o secretário de Saúde Estadual, Jean Carlo Gorinchteyn. Segundo Valdinei, ao que tudo indica, eles estarão na cidade na próxima semana, para falar sobre a fila do Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que, conforme ele, “é o que está matando a cidade de Presidente Prudente”.
“Vamos ver se conseguimos de uma vez por todas resolver essa questão das filas. Além do Conselho de Saúde, o promotor Gilson se prontificou a acompanhar esta reunião”, completa Valdinei.

Estado e Ciop

Por telefone, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do Estado expôs que a agenda de compromissos do governador para a próxima semana ainda não foi definida. Mas, assim que for fechada será enviada à reportagem. A respeito dos questionamentos pontuais referentes aos problemas constatados pelo Conselho de Saúde, a pasta não se posicionou. 
Contatado, o Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), por meio de nota, expõe que se coloca à disposição dos órgãos competentes para solucionar todas as questões pertinentes a vagas de internação e melhorias nos atendimentos dos pacientes. Contudo, até o momento, não foi notificado sobre reunião ou ação a respeito do remanejamento de pacientes.

Próxima etapa

Dando continuidade, o presidente do conselho menciona que a nova etapa é ouvir a população, com o conselho acompanhado do MPE e Câmara de Vereadores de Presidente Prudente. “Já tenho, inclusive, a minha reunião ordinária agendada para a semana que vem, dia 27, às 18h30, no Conjunto Habitacional Morada do Sol [Km 7]. Agora queremos ver a situação local, a atenção básica como está, porque alta e média complexidade sabemos que está ruim, péssimo”, adianta o presidente.

CONFIRA TAMBÉM:

Conselho Municipal de Saúde constata excesso de pacientes na UPA do Ana Jacinta

Publicidade

Veja também