COP 28: Secretaria de Agricultura apresenta ao mundo sustentabilidade e inovação do agro paulista  

Durante o maior evento sobre clima do mundo, SAA dialogou com governos e entidades, reforçando compromissos e busca de investimentos

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/12/2023
Horário 16:20
Foto: Cedida
Em Dubai, Secretaria de Agricultura ressalta plano de ações para transição energética paulista
Em Dubai, Secretaria de Agricultura ressalta plano de ações para transição energética paulista

A Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento concluiu, no domingo, dia 10 de dezembro, sua participação na COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, ocorrida em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

Durante o primeiro dia de participação (6/12), o destaque principal da secretaria foi a rastreabilidade, que é cada vez mais importante para os consumidores e deve aprimorar a qualidade da pecuária paulista. “São Paulo desenvolverá um sistema de rastreabilidade bovina eficaz que contribua para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e a transparência na cadeia de produção bovina”, afirmou o secretário de Agricultura, Guilherme Piai

O crédito de carbono também foi assunto importante da primeira agenda em Dubai, e a secretaria apresentou o NeuTroPec - Centro de Pesquisa visando a Neutralidade de Carbono do Sistema de Produção de Bovinos de Corte, o único centro de pesquisa nessa temática da América Latina. Para o secretário Guilherme Piai, a idealização do centro representa um marco rumo a um futuro sustentável e inovador. 

Ainda houve reunião com a Secretaria de Negócios Internacionais para tratar sobre crédito de carbono, certificação e rastreabilidade, que também contou com a presença da Stonex, rede de serviços financeiros de nível institucional, além de um painel, realizado durante jantar oferecido pelo grupo de agropecuária Minerva, onde foram discutidas ações do Governo de SP para o agro paulista, como descarbonização e produção de biometano. 

No dia 7 de dezembro, com a pausa das agendas oficiais da COP, o secretário Guilherme Piai visitou a Universidade de Sharjah, em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), apresentando iniciativas de crédito de carbono e transição energética. “Trabalharemos em conjunto com as universidades públicas de São Paulo para desenvolver políticas sustentáveis e manejos que agreguem valor para nossos produtores. Vamos levar o agro de São Paulo para o mundo”, afirmou Piai. 

Produção de biometano

Representantes da Secretaria de Agricultura discutiram a ampliação da produção de biometano no Estado com Gustavo Bonini, diretor de relações institucionais da Scania Brasil, empresa referência mundial em soluções de transporte sustentável e que fabrica ônibus e caminhões movidos a biometano em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Também esteve em pauta a aproximação entre Brasil e Suécia, país europeu que é um investidor de projetos de biometano em São Paulo. 

No penúltimo dia de participação (9/12), inovação e produtividade foram os assuntos discutidos pela SAA. O painel AIM for Climate, organizado pelo governo estadunidense, premiou empresas inovadoras do agronegócio, que sinalizaram interesse em trabalhar no Brasil. O secretário Guilherme Piai conversou com Tom Vilsack, secretário de Agricultura dos Estados Unidos, sobre o aumento da produtividade aliado ao combate às mudanças climáticas no setor. 

A SAA também apresentou um painel, junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), com o objetivo de captar investimentos para a transição energética junto a um banco asiático de infraestrutura. 

Assim, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pôde apresentar o agro paulista para o mundo, visitando dezenas de painéis internacionais, conversando com entidades, governos e iniciativas privadas e apresentando números que demonstram o rumo sustentável do setor, como o programa Integra SP, que já recuperou 1 milhão e meio de hectares de pastagens degradadas e pretende, até 2030, recuperar 4 milhões; da vocação de São Paulo na produção de biometano; da parceria com a Rede ILPF, que visa estimular a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e do Fundo Fiagro-FDIC que deve fomentar investimento privado nas agroindústrias. 

“Voltamos pra casa com a sensação de dever cumprido, de que mostramos o agro de São Paulo para o mundo. Temos um agro tecnificado, que preserva e é sustentável. É um orgulho para nós ter participado, vamos chegar com muitas novidades e dar andamento para melhorar a vida do produtor paulista e a qualidade do nosso setor”, afirmou o secretário de Agricultura.

Fotos: Cedidas


Rastreabilidade e crédito de carbono são temas principais da Secretaria de Agricultura em seu 1º dia na Cop 28

Sustentabilidade e inovação do agro paulista foram apresentadas pela pasta de Agricultura

Publicidade

Veja também