Crianças conscientizam sobre cuidados no trânsito

Alunos de escola municipal de Prudente participaram da ação, compondo a semana alusiva, que segue até dia 25 de setembro

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 19/09/2017
Horário 13:26

“Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Este é o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano, que teve início ontem, em Presidente Prudente, com um bloqueio educativo, que contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Professor Ivo Garrido. A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) segue com a campanha até o dia 25 de setembro, promovendo blitze em bares e principais vias, palestras em escolas, empresas e instituições de ensino superior.

Entre 45 a 50 alunos, do 4º e 5º anos do ensino fundamental, participaram da ação, parando motoristas e pedestres para a entrega de materiais educativos, com o intuito de promover a conscientização no trânsito. Segundo o coordenador do Departamento de Educação para o Trânsito da Semav, Renato Gouvea, incluir as crianças nas atividades da semana alusiva, é uma maneira de criar um canal de disseminação de conteúdo, principalmente, dentro de casa.

Além disso, Renato afirma que é uma maneira de iniciar o trabalho ainda na infância, tendo em vista que as crianças também estão no trânsito enquanto pedestres e vão massificar o conhecimento adquirido. “É uma maneira de a criança colocar em prática o que aprende em sala, e, assim, fazer o seu papel de cidadã”, declara.

Os alunos se prepararam para a atividade com oficinas e aulas sobre educação no trânsito, conforme informado pela professora articuladora do programa de Educação Integral Cidadescola, Elen Cristian Silva de Araujo. Para ela, as atividades e ações também são importantes para conscientizar os cidadãos desde pequenos. “Acho que é a melhor idade para passar esse tipo de conhecimento, porque é quando se absorve mais o que é passado, o que se aprende na escola”, diz.

 

Campanha

Sobre o tema da campanha, Renato Gouvea explica que faz com que o cidadão reflita sobre a sua posição no trânsito, já que infringir a legislação é uma “opção do condutor”. “A maioria dos acidentes que ocorrem parte de uma infração de trânsito, um desrespeito à legislação. Todos têm a responsabilidade, inclusive o pedestre. Afinal, todos nós estamos no trânsito”, ressalta.

O coordenador pontua ainda que essa série de ações é relevante para a educação dos condutores e pedestres. “Nosso trabalho de educação é constante. A mudança de postura e de consciência vai fazer do trânsito um local mais seguro”, considera.

Publicidade

Veja também