Cristo Rei participa de Nacional de Bandas Marciais em novembro

Recentemente, colégio venceu em Itapevi (SP), o Campeonato Estadual promovido pela Ocifaban; “Estamos muito felizes e orgulhosos”, diz Ana Paula, professora de dança da turma

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 06/10/2022
Horário 07:00
Foto: Cedida
Cristo Rei foi campeã em duas categorias: Banda de Percussão Sinfônica e Banda Marcial
Cristo Rei foi campeã em duas categorias: Banda de Percussão Sinfônica e Banda Marcial

O Colégio Cristo Rei, de Presidente Prudente, ganhou recentemente, em Itapevi (SP), o Campeonato Estadual de Bandas Marciais e Fanfarras, promovido pela Ocifaban (Associação Paulista de Fanfarras e Bandas). A instituição agora tenta o Nacional em novembro e, caso ganhe, o Mundial.
Segundo o maestro, José Ricardo Bassani, o campeonato contou com grupos de todo o Estado de São Paulo, e o Colégio Cristo Rei disputou em duas categorias técnicas: Banda de Percussão Sinfônica e Banda Marcial, ambas na categoria etária Infantil, conquistando o título de campeã em ambas as categorias, recebendo os prêmios de primeiro lugar em Mor de Comando, Baliza, Pavilhão Cívico, Corpo Coreógrafo e Corpo Musical, na categoria Banda de Percussão Sinfônica; e primeiro lugar em Pavilhão Cívico, Baliza, Corpo Coreógrafo e Corpo Musical, na categoria Banda Marcial. 
“Compartilho esse sentimento de alegria e gratidão e destaco o resultado atingido como fechamento com chave de ouro desses seis meses de intensa preparação para o torneio. Também o envolvimento e o empenho dos pais dos alunos, ajudando na viagem e no evento, foram de suma importância para que o planejado fosse cumprido”, ressalta José Ricardo. 

“COMPARTILHO ESSE SENTIMENTO DE ALEGRIA E GRATIDÃO E DESTACO O RESULTADO ATINGIDO COMO FECHAMENTO COM CHAVE DE OURO DESSES SEIS MESES DE INTENSA PREPARAÇÃO PARA O TORNEIO”
José Ricardo Bassani

Ele menciona que o trabalho continua visando desafios maiores. “Agora, a banda se prepara para representar a cidade e o Estado de São Paulo no Campeonato Nacional, que será realizado em novembro, em Lorena [SP]”, informa o maestro do colégio.
O professor de sopro, Bruno Bocal, partilha ser muito gratificante acompanhar a evolução e dedicação dos alunos, o que resultou em uma “belíssima apresentação”. “Estamos muito felizes e orgulhosos de nossos alunos. A dança e a música trazem disciplina, autonomia e autoconfiança às crianças, deixando-as cada vez mais com vontade de aprender. Os alunos são dedicados e estudiosos”, complementa Ana Paula Teixeira, professora do colégio que coordena a área de dança da banda.

Evoluindo ano a ano

Com base em sua filosofia educacional, o Colégio Cristo Rei crê no crescimento humano por meio da música, e vem, há muito tempo, apoiando o projeto da banda marcial. No início, o projeto era composto somente por instrumentos de percussão. Além do ensino musical, a banda também possuía um papel importante em representar o colégio nas datas comemorativas e desfiles cívicos do município.
No começo dos anos 2000, o projeto passou por uma reestruturação. A banda, que até o momento contava apenas com o grupo de percussão, passou a contar com instrumentos de sopro (trompete, trombone, eufônio, tuba...) e com a dança (balizas e corpo coreográfico). Com essa atualização, o grupo triplicou a quantidade de participantes e passou a acolher jovens e adultos da comunidade.
Com essas mudanças, houve um grande salto técnico e a banda, que antes realizava apresentações pontuais durante o ano, passou a proporcionar apresentações por toda região e representar a cidade nos campeonatos.
No final de 2018, o grupo começou uma nova história com sua nova proposta pedagógica musical. A banda passou a trabalhar somente com crianças (alunos da educação infantil ao fundamental ii). A cada dia, a banda cresce e amadurece, e por onde passa, encanta e enche os corações de alegria. 
Hoje, 2022, o projeto conta com 90 alunos e é coordenado pelos professores: Ana Paula Teixeira (dança), Bruno Bocal (sopro) e José Ricardo Bassani (maestro e percussão).

Cedidas


Agora, banda se prepara para representar a cidade e o Estado no Campeonato Nacional

Publicidade

Veja também