Cuidado com o golpe!

EDITORIAL -

Data 06/02/2021
Horário 04:15

Os estelionatários estão sempre em busca de novas técnicas para atrair suas vítimas. Golpe do amor, bilhete premiado, falso boleto, troca de cartão, intermediador de vendas, até mesmo o golpe do coronavírus. Quase que diariamente, a Polícia Civil divulga de dois a três boletins de ocorrência sobre os mais diversos tipos de golpes registrados em Presidente Prudente – sendo a maior parte deles envolvendo ligações telefônicas e aplicativos de mensagem no celular. 
Na edição de ontem, a matéria “Golpe do WhatsApp faz vítimas em Prudente” ganhou repercussão nas redes sociais. A ação do bandido ocorre quando a pessoa clica em algum link falso que dá abertura para a invasão no dispositivo. É por meio dele que acessam a lista de contatos e começam a pedir dinheiro para familiares. Depois da publicação da reportagem, internautas começaram a falar sobre acontecimentos que poderiam tê-los vitimado, mas que não foram concretizados.
Como bem lembrado por autoridades policiais em entrevistas a O Imparcial, as vítimas têm um perfil conforme o tipo de golpe. No entanto, as com idades mais avançadas acabam sendo os principais alvos dos bandidos, devido à vulnerabilidade. Na quinta-feira, a CPJ (Central de Polícia Judiciária) prendeu um homem em Prudente que se passava por funcionário de banco para subtrair cartões bancários dos idosos, o que gerou prejuízo estimado em R$ 40 mil. Ele estava hospedado no centro da cidade, mais perto da comunidade do que se imagina. 
Não tem como fugir dos golpistas, e todos estão sujeitos a caírem nas lábias. Mas, conforme os crimes vão sendo divulgados pela imprensa, os cidadãos ficam mais espertos. Além dos veículos de comunicação, também podem acessar a cartilha “Golpe? Tô fora!”, desenvolvida pela investigadora de polícia Barbara Camapum, no site da Polícia Civil. O material é atualizado conforme o surgimento de novos golpes – uma estratégia para afastar a atuação dos estelionatários. 
Vale lembrar que mesmo com prisões, os bandidos continuam atuando, e a única forma de evitá-los é por meio da informação! Portanto, fique atento a qualquer conversa que o deixe desconfiado.
 

Publicidade

Veja também