Cuidados com a dengue devem permanecer durante o outono

EDITORIAL -

Data 30/03/2022
Horário 04:15

As noites estão chegando mais cedo. As calçadas e as ruas vão enchendo de folhas. As temperaturas, pouco a pouco, ficando mais amenas. O outono traz diversas mudanças. Mas há algo que não deve ser alterado: os cuidados com a dengue. Embora os casos da doença sejam mais numerosos no verão, chuvas menos intensas e dias mais frescos não afastam o perigo da transmissão. 
Ontem, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente divulgou o IB (Índice Breteau) e IIP (Índice de Infestação Predial) referente à infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da chikungunya, zika vírus e febre amarela, todas provocadas pelo temível inseto da cor preta, com riscos brancos pelo dorso, pernas e cabeça.
O Índice de Breteau totalizou 5.8, ou seja, a cada 100 imóveis pesquisados, existem 5.8 recipientes contendo larvas do Aedes aegypti. Já o Índice de Infestação Predial totalizou 4.1, o que significa que a cada 100 imóveis pesquisados, 4,1 destes continham larvas do mosquito. O Ministério da Saúde considera que o IIP superior a 4 é classificado como risco de surto de dengue. Assim, já devemos ficar em alerta.
Conforme o último balanço divulgado no dia 18 deste mês, Prudente soma em 2022, até agora, 43 casos de dengue. Foram 797 notificações de suspeitas. Muitos ainda aguardam por resultados de exames, nesta e em diversas outras cidades do oeste paulista, que também contabilizam exames positivos.
Em Presidente Venceslau, como divulgado na edição de ontem, será realizado amanhã e sexta-feira, um "bota-fora" para recolhimento de materiais inservíveis. Segundo o setor de endemias do município, a ação tem como objetivo eliminar focos do Aedes aegypti.
Os moradores poderão descartar móveis antigos, vasos, entulhos e demais materiais que não prestam mais e que possam servir de criadouro para o mosquito, principalmente os que acumulam água. Todos os itens devem ser deixados na calçada em frente à residência nos dias em que a ação será executada. Os caminhões serão enviados para os bairros e os itens separados serão recolhidos para descarte.  A intenção do bota-fora, que continuará durante a semana do dia 4 de abril, é fazer com que a população colabore com o setor público no combate ao mosquito. 
A ajuda da população é, sem dúvida, fundamental no combate ao Aedes. Diariamente, as pessoas podem separar cinco minutos para olhar e limpar o seu quintal. Eliminar a água parada e tudo que sirva de criadouro.
Por mais que é falado na mídia, em escolas e nas ruas, ainda existem, infelizmente, muitos mal informados, ou que sabem dos perigos e insistem em brincar com a doença, esquecendo que ela já fez milhares de vítimas, até mesmo fatais, em diversos lugares do país.
Venceslau, por exemplo, que soma neste ano 82 registros de dengue, teve sua primeira morte confirmada pela doença na última semana. Trata-se de uma mulher de 28 anos, que possuía comorbidades, e morreu vítima de dengue hemorrágica.
Não dá pra relaxar. Melhor do que se complicar com as consequências é se prevenir. Vamos colaborar!
 

Publicidade

Veja também