Currículo bem elaborado é passo importante para vaga

-

Data 03/04/2018
Horário 17:52

Diante dos diversos desafios encontrados pelos jovens que buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho está a confecção de um bom currículo. Para uma das responsáveis pelos Recursos Humanos da Indústria e Comércio de Bebidas Funada, Gleice Fabrício Barbodo, dentre os principais erros estão desordem e a falta de estrutura nas informações. “É preciso organizar de maneira que fiquem apenas os dados que fazem a diferença e que agreguem valor para a oportunidade pretendida. Não adianta colocar muito conteúdo apenas para encher a página”.

 

NÃO COLOCAR

Conforme Gleice, são considerados erros nos currículos toda e qualquer informação que não seja recente ou fuja da proposta da vaga. Além disso, fotos, pretensões salariais e documentos pessoais devem ser evitados. “A foto pode trazer um pré-julgamento do recrutador e não queremos alguém pela imagem, mas pelas qualidades. A pretensão salarial deve ser discutida na entrevista e os dados pessoais podem se tornar uma armadilha, visto que os currículos, até chegarem à empresa, passam por muitas mãos”.

 

INVESTIR EM CONTEÚDO

A experiência profissional faz a diferença para a seleção de uma vaga, mas, na falta dela, estratégias podem ser tomadas, conforme Gleice, como a inclusão de cursos, graduações ou quaisquer que sejam as atividades relacionadas à área. “Colocar, se houver, as três experiências mais recentes e que tenham ligação com a empresa. Não adianta colocar coisas que fujam do perfil da vaga”. A boa apresentação com as qualidades pessoais também podem se tornar um diferencial.

GABRIEL BUOSI
Da Redação

 

ENTREVISTA DE EMPREGO

Para a palestrante, couch e psicóloga especialista em psicologia corporal, Marluy Nogueira, a autoconfiança é o fator principal no momento do contato com os recrutadores, uma vez que trará para o candidato segurança e melhor desempenho na entrevista. “As empresas procuram ainda a inteligência emocional e pessoas dispostas ao aprendizado”.

 

Dentre as dicas passadas pela profissional estão:

- Use uma roupa adequada para a ocasião e deixe de lado as peças informais;

- Mantenha uma postura firme, pois isso demonstra a confiança do candidato;

- Mantenha um tom de voz calmo e adequado, além de evitar o uso de gírias;

- Demonstre carisma, pró-atividade e estar disponível para a empresa;

- Conheça o estabelecimento e esteja preparado para perguntas sobre o local;

- Tenha cuidado com as redes sociais, pois elas são critérios para eliminação de candidatos.

 

 

Jornal O Imparcial

Nome e idade: Luiza Mascarenha Molina, 20 anos

Curso e ano: Estética e Cosmética, terceiro e último ano

Faculdade: Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)

Cidade de origem: Presidente Prudente


Por qual motivo escolheu o curso? E por que em Presidente Prudente?

Sou natural de Presidente Prudente, então não foi uma escolha difícil ficar por aqui. O que ocorre, é que eu sempre fui apaixonada por cuidar das pessoas e, principalmente, pela imagem delas, mas, no último ano do ensino médio, eu não fazia ideia de que existia o curso de Estética e Cosmética em Prudente, por isso eu quase entrei em Biomedicina, apenas para ter uma graduação. Olhei a grade de matérias, gostei da proposta e estou quase no fim dos estudos já, sei que é um ramo que me abrirá muitas portas, principalmente por eu fazer o que amo.

 

Qual sua perspectiva para o mercado de trabalho? Onde vai procurar emprego?

Olha, acredito que a estética é muito bem vista e tem uma boa aceitação em qualquer lugar do mundo, principalmente por trazer bem-estar e mexer com a imagem das pessoas. Pensando nisso, e com a intenção de me destacar dentre tantas as clínicas de estética existentes em Presidente Prudente, abri um espaço com a minha cara e vou investir nisso. Não pretendo terminar o curso e procurar emprego, pois meu sonho era ser a empresária e estou conquistando meu espaço para isso.

 

Como universitário, que dúvidas existem em relação ao início das atividades na área escolhida?

As dúvidas rodeiam a gente a todo o momento nessa vida universitária, desde a escolha do curso, na duração dele e no momento de escolhas profissionais. No meu caso, por exemplo, entrei com a intenção de atender pacientes que precisassem de cuidados no pré e pós-operatório, como drenagens, mas já mudei de ideia, abri meu espaço e hoje consigo trabalhar com todos os campos da profissão, desde a massagem, limpeza de pele e também os procedimentos que queria no início.

 

Além de estudar, o que costuma fazer em Presidente Prudente?

Presidente Prudente é uma daquelas cidades com várias opções para o lazer. Me considero eclética e gosto de um pouco de tudo, então vou desde os programas mais caseiros com amigos, passear no Parque do Povo aos finais de semana e ir aos bares que ficam nos arredores do local. Ah, não posso me esquecer das festas, gosto sim de uma boa balada e não dispenso um treino na academia, para mim é um passatempo.

 

AGENDA

SÁBADO

Musicoterapia para Todos

Local: Sesc Thermas de Presidente Prudente / Quintal Esportivo

Endereço: Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas

Telefone: (18) 3226 0400

Horário: a partir das 11h

Convite: Gratuito

Atividade: Utiliza a música para liberar tensões e prover a expressão, trabalhando a respiração conforme a escolha do repertório, lidando com as emoções em busca do bem-estar.

 

Sambaprudente

Local: Hangar 18

Endereço: Avenida Joaquim Constantino, 1.231 – Presidente Prudente

Telefone: (18) 98806 3584

Horário: a partir das 23h

Atrações: Grupo Tudojunto, Diego Stillo, Grupo Zero 18 e DJ Guihsalles

 

2ª Edição do Bazarsasso

Endereço: Rua Fernão Dias, 150 – Presidente Prudente

Informações: casassa.pp@gmail.com

Horário: a partir das 15h

Atividade: 2ª edição do bazar que será composto por peças com preços camaradas, acessórios, calçados e também petiscos e bebidas. A ação visa ajudar a manter a Casassa, que é uma casa de acolhimento ao público LGBT.

Entrada: Gratuita

 

LEITURA

AQUI ESTOU

MARIANE GASPARETTO
Da Redação

“Aqui Estou”, novo livro de Jonathan Safran Foer, autor do aclamado “Extremamente Alto, Incrivelmente Perto”, pode ter um pano de fundo diferente, mas o holofote é o mesmo: a “área cinzenta” dos relacionamentos humanos e as complexidades da vida no coletivo. Enquanto na obra anterior o escritor aborda o atentado terrorista de 11 de setembro, nesta ficção retrata o judaísmo pós-holocausto, contando sobre a vida de uma família judia que vive nos Estados Unidos da América em meio a um contexto de instabilidade social e política de seu Estado (Israel). Apesar de sempre trazer discussões interessantes, a nível de sociedade, em seus livros, Foer esmiúça e expõe as “entranhas” das emoções humanas. “Aqui Estou” é uma historia sobre como o lento desmantelamento de um matrimônio afeta a autoestima de um casal e a vida dos três filhos; sobre a puberdade e suas implicações sobre religião, tradição, sexualidade e cultura; a morte de um patriarca e as implicações sobre passado, presente e futuro. Conteúdo esse que é coroado com diálogos divertidos, tristes, impactantes e necessários.

 

Jornal O Imparcial

Ficha técnica

Autor: Jonathan Safran Foer

Editora: Rocco

Páginas: 592

Preço: R$ 43,90

 

BALADA

Publicidade

Veja também