Curso de manejo garante profissionalização a jovens

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 13/09/2019
Horário 06:30
Marco Vinicius Ropelli - Segundo Cuba, participantes receberão atestados de profissionalização
Marco Vinicius Ropelli - Segundo Cuba, participantes receberão atestados de profissionalização

A estudante Victória Maria Situlino Silva, 20 anos, é uma das alunas que participam de um curso de manejo de equinos gratuito, realizado na Expo Prudente. Lá, ela recebe ensinamentos de como deve tratar o cavalo, cuidar da cocheira, como preparar o pelo do animal, como cabrestear um potro, ou seja, todas as atividades que ocorrem em um haras.

De acordo com o organizador Luis Celso Cuba, o curso profissionalizante, que finaliza hoje, teve duração de quatro dias e é promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e pelo Sindicato Rural de Presidente Prudente.  “É muito bom, porque hoje a mão de obra qualificada na área de equinos é um pouco carente, e, às vezes, as pessoas se preocupam muito em fazer um curso de doma, curso de treinamento de cavalo e esquece do bem-estar do animal”, pontua Cuba.

Doze alunos se empenharam nesses últimos dias. Eles, reitera Celso, receberão certificados atestando a profissionalização. “Todo ano o sindicato vem apoiando a exposição de Prudente, e, desta vez não foi diferente. Além deste curso, foram realizadas palestras na área do agronegócio, cursos profissionalizantes do Senar, não só na área de equinos, mas também bovinos, tratoristas, promoção social”, destaca o organizador. Cuba lembra ainda que fora do período da exposição, as entidades oferecem o mesmo e vários outros cursos gratuitos aos interessados se especializarem em produção rural. Segundo ele, mais de 480 cursos são oferecidos.

Vitória, que cursa gestão em Agronegócio e técnico em Agrimensura, vê a oportunidade como algo decisivo em sua formação profissional. “Mesmo que seja começando de baixo, a gente tem a oportunidade crescer, tanto dentro do haras, como na parte de gerência do local”, comenta a jovem.

Publicidade

Veja também