Da 1ª rodada à final: confira campanha do acesso do Grêmio Prudente à A2 2025    

Cereja do bolo da Série A3 do Campeonato Paulista acabou ficando em Votuporanga, mas o sabor de subir de divisão continua na boca do Gavião Carcará

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 29/04/2024
Horário 20:43
Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
1 a 1 contra o São Bernardo, no Estádio Bruno José Daniel, coroou a trajetória gremista na A3 2024 com o acesso para A2 2025
1 a 1 contra o São Bernardo, no Estádio Bruno José Daniel, coroou a trajetória gremista na A3 2024 com o acesso para A2 2025

A cereja do bolo da Série A3 do Campeonato Paulista acabou ficando em Votuporanga no sábado, mas o sabor de subir de divisão continua no “bico” do Gavião Carcará. A reportagem de O Imparcial traz um compilado da campanha que levou a Grêmio Prudente ao acesso ao segundo patamar do futebol paulista e ao vice-campeonato da terceirona.

A pré-temporada

A declaração do presidente do Grêmio Prudente, André Garcia, ao narrador da 101 FM, Cid Jr., momentos após a queda do Carcará para o São José na semifinal da Copa Paulista 2023 trouxe rebuliço ao cenário da equipe para a disputa da A3 2024. Naquela ocasião, o mandachuva do Carcará disse ao jornalista que iria ter cabeça fria para analisar o momento do Grêmio e trabalhar para que objetivo do clube fosse o título da A3. 

A pré-temporada gremista teve início no final de novembro, com Ademir Fesan à frente da comissão técnica. A primeira contratação anunciada foi a do meia Rodrigo “Madruga” Andrade. A reapresentação naquela ocasião foi marcada por caras novas no Estádio Caetano Peretti. Entre elas, a do novo preparador físico Jaelson Ortiz, que assumiu a função de Dejair Ferreira, que optou por voltar para perto da família na região Ribeirão Preto. 

Alguns nomes como o do volante Rodrigo, que rumou ao Maringá FC, já não estavam mais presentes no plantel gremista, que foi recheado com as chegadas dos zagueiros Jean Pablo e Rodoldo Mol, do lateral-direito Iury, do volante Kaio César, do meia Marcondele, e dos atacantes Wandson, Wagner Gomes, Coutinho e Matheus Moreira. O Carcará assegurou a permanência do centroavante Maranhão, que tinha vínculo com o Brasília FC, e o retorno de Luquinha Bozó após curta passagem pelo Paranavaí (PR).

Da primeira rodada à queda de Ademir Fesan

O primeiro giro do melão para o Grêmio Prudente aconteceu no mesmo local onde a bola parou de rolar: na Arena Plínio Marin em Votuporanga. Na 1ª rodada, o Carcará contou com a segurança do goleiro Luiz e do poder de decisão do atacante Luquinha Bozó, que saiu do banco, para anotar os dois gols da vitória do Carcará por 2 a 0 sobre o Votuporanguense na noite de 24 de janeiro. 

Quatro dias depois, pela segunda rodada da A3, na tarde de 28 de janeiro, o Grêmio Prudente estreou no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, contra o Catanduva no duelo que ficou marcado pelo “jogo das seis substituições”. Naquela ocasião, o Carcará foi derrotado, de virada, por 2 a 1, porém a partida veio a ser cancelada pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo) por conta das seis alterações feitas pelo técnico do Santo, Ivan Canela. 

Na terceira rodada, Grêmio Prudente e Marília fizeram um jogo bem movimentado e acabaram empatando por 2 a 2 no Prudentão, porém as críticas pela maneira como o Carcará vinha jogando começaram a aumentar. No quarto jogo da competição, o time foi até o ABC paulista e, apático, foi derrotado por 3 a 1 para o EC São Bernardo. Fora do G-8, o revés naquela manhã de sábado foi a gota d’água para diretoria gremista que, um dia depois, anunciou a rescisão de contrato com Fesan. 

Vitória contra Sertãozinho e chegada do "Rei do Acesso"

Com a queda de Ademir Fesan, o auxiliar técnico Luiz Henrique Dalben, o Epitácio, comandou o Grêmio no jogo contra o Sertãozinho pela quinta rodada da A3, na noite de 7 de fevereiro. Reativo, o Carcará saiu do Prudentão com a vitória pelo placar mínimo, 1 a 0, e de volta ao G-8. 

A semana que antecedeu o duelo contra o BEC (Bandeirante Esporte Clube) foi marcada pela apresentação do experiente técnico Luiz Carlos Martins, vindo do Comercial, de Ribeirão Preto. Em sua coletiva de imprensa, o “Rei do Acesso” foi questionado pela reportagem de O Imparcial de como se daria sua “monarquia” em Prudente. O decano foi breve, confundiu o extinto Corinthians de Prudente com o Grêmio e ressaltou que os jogadores deveriam vestir a camisa com vontade e beber muita água devido ao clima da cidade. Sem tantos holofotes, o meia Wallace, um dos destaques da campanha do acesso, também foi apresentado pelo Carcará naquela tarde. 

Na estreia de LCM, derrota para o BEC no apagar das luzes em Birigui, mas o que se viu em campo foi um Carcará aguerrido mesmo com um homem a menos. 

Sequência de 5 vitórias

Com LCM no comando, o Grêmio Prudente engatou uma sequência de cinco vitórias da 7ª até a 11ª rodada e subiu, de elevador, na tabela de classificação da primeira fase. A mão de vitórias foi feita contra: São Caetano, Lemense, Itapirense, União Suzano e Rio Preto. 

Tira-teima contra o Santo e queda de rendimento

No tira-teima contra o Catanduva, a diretoria do Grêmio Prudente fez uma promoção para mulheres pelo 8º de março e deu desconto nos ingressos. Mais de 4 mil pessoas foram ao Prudentão e viram um belo jogo, porém o Santo saiu sorrindo após o apito final: Grêmio Prudente 0 x 2 Catanduva. 

A derrota naquele tira-teima foi sentida nas demais rodadas, com reveses para Desportivo Brasil, em casa, e Red Bull Bragantino II, fora, sendo que o Carcará só viria a conquistar novos 3 pontos fora de campo, com a vitória por W.O sobre a rebaixada Matonense.  Na última rodada da primeira fase, já classificado, o time de LCM tomou um respiro ao vencer o União São João de Araras no Prudentão, de virada, por 2 a 1.

Mata-mata, acesso e o vice-campeonato

Definidas as quartas de final, o Grêmio Prudente reencontrou o Red Bull Bragantino II. Antes do duelo de ida, o time apresentou um pacote de reforços, com as chegadas do zagueiro Luan, do volante Murilo Cavalcante e dos atacantes De Paula e Hugo Borges. No primeiro jogo, o clube de Prudente foi derrotado por 1 a 0 em Bragança Paulista. Na volta, a Fúria Prudentina manteve a chama da esperança acesa, recepcionou a delegação gremista na chegada ao Prudentão e comandou a festa na remontada do Carcará por 4 a 2 pra cima do Toro Loko. 

Por mais uma temporada, o Grêmio chegava para brigar pelo acesso e, de novo, com o cenário de fazer o jogo da volta fora de casa. Na ida, na tarde de 13 de abril, um dilúvio caiu sobre Prudente, porém dentro de campo, o Carcará fez valer o mando de jogo e venceu o São Bernardo por 2 a 1. Na volta, em Santo André, dois ônibus da Fúria Prudentina saíram de Prudente e foram até o ABC paulista para ver a história ser escrita in loco. Na manhã do domingo do último dia 21, o Grêmio saiu perdendo no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, porém o meia Wallace fez uma pintura para empatar o duelo em 1 a 1. O resultado coroou a trajetória gremista na A3 2024 com o acesso para A2 2025. 

Na final, mais de 11 mil pessoas foram até o Prudentão na quarta-feira passada para apoiar o Carcará contra o Votuporanguense na partida de ida. Num belo jogo de futebol, quatro gols e o empate por 2 a 2 predominou no placar após o apito final. Na volta, no último sábado, o Votuporanguense fez valer sua força na Arena Plínio Marin e venceu o Carcará por 1 a 0, com gol do meia Édson, para ficar com a taça da A3. 

O Grêmio Prudente fechou a campanha como vice-campeão do certame. Em 22 jogos, o Carcará teve o melhor ataque com 36 gols, e somou 11 vitórias, três empates e sete derrotas. O centroavante Maranhão foi o artilheiro da A3 com 11 gols e Luquinha o 3º, com sete tentos.


 

Publicidade

Veja também