Dano elétrico prejudica captação de água em Prudente e Machado

Sem tempo estimado para a resolução dos problemas, Sabesp alerta para risco de desabastecimento e pede economia aos usuários

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 02/10/2018
Horário 04:01

Às 8h de ontem, uma equipe técnica da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou a execução de um reparo em um equipamento do sistema de produção de água do Rio do Peixe. É que um dano elétrico prejudicou a captação, responsável por 70% do abastecimento do município de Presidente Prudente e 50% de Álvares Machado. Sem tempo estimado para a resolução dos problemas, a empresa alerta para risco de desabastecimento e pede economia aos usuários.

O alerta cabe a todos os moradores, mas, principalmente, aos bairros prudentinos onde já ocorreu falta de água, como a região da Vila Formosa, a zona alta da Cohab, e os bairros Mário Amato, Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Shiraiwa e adjacências. Nesses locais, já estava programado o abastecimento gradativo no período noturno, uma vez que, segundo a Sabesp, foi colocada ao longo do dia uma operação de captação emergencial do Balneário da Amizade, como forma de incrementar a produção de água do município.

A esses e demais locais, a companhia ressalta a necessidade de visar uma economia, com a utilização de água sem desperdícios e usando com cautela o que há armazenado nas caixas d’água, “cuja capacidade deve ser equivalente ao consumo de pelo menos 24 horas, de acordo com as normas técnicas vigentes” a todos.

Tais atitudes já são de praxe na casa do aposentado Cristiano Oliveira, 55 anos, por exemplo. Morador do Ana Jacinta, um dos locais que sofreu com a falta de água ontem, ele conta que conseguiu realmente “sentir um pouco” do problema. Mas ainda de acordo com ele, já existe esse cuidado em casa de economizar água. “É sempre bom manter o consumo em dia, já pensando em problemas como esse”, reflete.

Histórico

A dica do morador faz sentido, uma vez que não é a primeira vez que isso ocorre no município, até mesmo pensando em outros possíveis acidentes. No caso mais recente, em março deste ano, o rompimento de uma adutora afetou no abastecimento das duas cidades citadas, que recebem água bruta do Rio do Peixe. Contudo, não chegou a ter reclamações por falta de água, por parte da empresa, mas moradores relataram problemas constantes. O encanamento fica próximo das margens da Estrada Municipal Raimundo Maiolini, nas proximidades do distrito de Montalvão.

Duas semanas antes, outra adutora rompeu em Prudente. Na época, a reportagem apurou que diversos bairros em vários pontos da cidade foram prejudicados com a falta de água, como as vilas Real, Iti, Dubus, Verinha, os jardins Bongiovani, Paraíso, Tropical, Maracanã, Residencial São Paulo, além dos conjuntos habitacionais Ana Jacinta, Mário Amato, Humberto Salvador e outros.

E não necessariamente causando danos ao abastecimento, mas, logo no começo de janeiro, fortes chuvas fomentaram para que o solo cedesse num terreno às margens do Balneário da Amizade, causando o rompimento de uma tubulação. O caso fez com que o acesso aos banhistas fosse adiado, em vista da contaminação ocorrida na água.

SERVIÇO

A Sabesp orienta que casos emergenciais sejam informados à Central de Atendimento Telefônico, pelo 0800 055 0195, que atende 24 horas. A ligação é gratuita.

DICAS DE ECONOMIA

- Tome banhos mais curtos;

- Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;

- Evite lavar o carro – caso seja inevitável, não utilize a mangueira: prefira um balde com água;

- O uso da mangueira também deve ser evitado para lavar a calçada ou o quintal: dê preferência à vassoura e um balde com água;

- Utilize a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;

- Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja: deixe a torneira fechada ao ensaboar.

Fonte: Sabesp

Publicidade

Veja também