Defesa Civil de Prudente atende locais afetados por forte chuva

Nas áreas mais prejudicadas, moradores relataram que água chegou a quase um metro, atingindo móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/01/2022
Horário 15:04
Foto: Cedida
Casas foram invadidas pela água durante chuva desta quinta-feira
Casas foram invadidas pela água durante chuva desta quinta-feira

Em decorrência das fortes chuvas de verão registradas nesta quinta-feira, o trabalho da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente foi intensificado em toda a cidade, com o objetivo de constatar as situações dos locais, principalmente dos que apresentaram princípios de alagamento, e atender as ocorrências de moradores.

Durante o período chuvoso, as áreas mais prejudicadas foram as ruas Felício Tarabay, na Vila Nova; Rua Jerônimo Garcia Duarte, na Vila Santa Tereza; Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo; e Parque Furquim. Segundo moradores, a água chegou a quase um metro, atingindo móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos.

Foto: Cedida - Água chegou a quase um metro em residências afetadas pela chuva

O coordenador da Defesa Civil, Renato Gouvea, pontua que os trabalhos das equipes foram iniciados imediatamente, após a percepção do volume de água. “Após uma precipitação pluviométrica de aproximadamente 30 milímetros, em um curto espaço de tempo, tivemos registros de alagamentos em muitos pontos de Prudente. Atuamos juntamente com o Corpo de Bombeiros para auxiliar na retirada da água dos imóveis e solicitamos para as famílias da Vila Santa Tereza ajuda humanitária, além de auxílio das secretarias municipais, como a Secretaria de Assistência Social e o Fundo Social da Solidariedade”, explica.

Foto: Cedida - Ajuda humanitária foi solicitada após danos em imóveis

“O trânsito também foi prejudicado em diversas vias, sendo necessário realizar desvios ou transitar com cautela. Na Rua Monsenhor Sarrion, cruzamento com a Rua Guadalajara, o asfalto cedeu, e o ônibus de transporte coletivo teve uma das rodas retidas em um buraco. As duas vias foram interditadas totalmente com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana”, destaca Gouvea.

Foto: Cedida - Ônibus de transporte coletivo teve uma das rodas retidas em um buraco na Rua Monsenhor Sarrion

Risco de transbordamento

Além disso, a ocorrência de chuva afetou a represa do Balneário da Amizade, que apresentou risco de transbordamento pela quantidade de chuva.

“Na avaliação da represa, foi constatado grande volume de água sendo despejado pelo sistema de bombeamento, e muito lixo, porém, nenhum risco eminente, já que a água é direcionada para um córrego. Os demais órgãos do município estão sendo notificados e uma nova avaliação será realizada para analisar as condições da barragem”, relata o coordenador.

Foto: Cedida - Ocorrência de chuva afetou a represa do Balneário da Amizade

Para que a Operação Chuvas de Verão funcione, Renato ressalta que é fundamental que a população colabore, ajudando o poder público a agilizar o atendimento durante e após as ocorrências, como não jogar lixo nas ruas, córregos ou rios; manter os quintais limpos; não bloquear a passagem das águas; orientar parentes, amigos e vizinhos a permanecerem em segurança dentro das residências; entre outros cuidados.

Em caso de emergências, basta acionar a Defesa Civil por meio do WhatsApp (18) 99744-0199 ou o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Publicidade

Veja também