Recém promulgada, lei visa enfrentar desafio na saúde pública através de incentivo aos cerca de 5 mil servidores municipais de Presidente Prudente para fazer exame preventivo do câncer de mama, com direito a abono de falta desse dia, uma vez por ano.
BEM SIGNIFICATIVOS
Dados de sustentação do projeto apresentam números significativos. Nos últimos três anos, servidores apresentaram 269 atestados relacionados ao câncer de mama; que resultaram em 8.436 dias de afastamentos.
ANO POR ANO
Em 2022, foram 86 atestados e 2.636 dias de afastamentos. Em 2023, foram 80 e 3.002 dias. Em 2024, foram 203 e 2.798 dias. Dados do Sesmet (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
FONTE OFICIAL
Números que foram levantados pelo engenheiro de segurança e medicina do trabalho Álvaro Henrique Benini em atendimento à solicitação do Sintrapp (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Municipal de Presidente Prudente e Região).
AÇÃO SINDICAL
Dados solicitados pela diretoria administrativa do sindicato, a professora Karina Sacardo de Souza, e que serviram para abastecer as justificativas apresentadas pelos autores do projeto, vereadores Sara Lopes (União) e Demerson da Saúde (Rep).
PREVALÊNCIA ALTA
A realização da mamografia é necessária para prevenção ou diagnóstico precoce, tanto em mulheres, para as quais a prevalência é de 28%, quanto em homens que representam 1% do total de casos no Brasil, conforme o Ministério da Saúde.
BOM SENSO
O projeto foi aprovado pelo poder legislativo e vetado pelo poder executivo. Veto que foi derrubado pelos vereadores. Mas, houve conversa com o prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` (Rep) que teve o bom senso de promulgar o projeto que virou lei.
NOTA DE REPÚDIO
O Plantão obteve a informação de que produtores de Prudente avaliam a possibilidade de enviar nota de repúdio à Assembleia Legislativa sobre projeto, em tramite, que concede a Machado o título de Capital Estadual da Batata-doce.
MERA SUGESTÃO
O Plantão não tem, nem de longe, interesse de ensinar o padre nosso ao vigário. Mas, deixa registrado o entendimento de que a Câmara de Vereadores pode tomar a frente e produzir a nota de repúdio; inclusive com dados que justifiquem o título para Prudente.
POSIÇÃO DE HONRA
No recém divulgado Ranking de Competividade dos Municípios Brasileiros, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), Prudente aparece na posição 73 com 53,9 pontos dos 100 possíveis. Florianópilis ocupa com o 1º lugar com 62,47 pontos.
GESTÃO PÚBLICA
Com base em dados oficiais, o ranking oferece um raio-X da gestão pública de cada cidade, a partir de indicadores estruturados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.
80 MIL OU MAIS
Para o ranking de 2025 foram avaliados 418 de 5.571 municípios brasileiros, pelo critério dos que têm população de 80 mil habitantes ou mais; o que representa 7,36% dos municípios que abrigam 60% da população brasileira.