Despejo de entulhos é cancelado no lixão de PP

A Prefeitura de Presidente Prudente disse, na ocasião, que o equipamento estaria operando ontem normalmente. Mas não foi o que ocorreu.

 

Motoristas que levavam entulhos para descarregar no lixão de Presidente Prudente encontraram os portões fechados no final da tarde de ontem. Eles foram impedidos, porque não há mais espaço para os resíduos, visto que o maquinário utilizado para empurrar os materiais, abrindo caminho, está quebrado, gerando aglomeração de lixo logo na entrada do espaço. Somente os caminhões da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) eram autorizados a entrar para despejar a coleta industrial e residencial.

Jornal O Imparcial Lixão de Prudente foi fechado ontem, no final da tarde

Responsáveis pelo local dizem que os portões permanecerão fechados por tempo indeterminado, até que a situação se resolva. Até às 16h de ontem, ainda era possível encontrar uma brecha logo na entrada do lugar. No entanto, após esse horário, somente os veículos da Prudenco estavam autorizados a entrar, mas por outra entrada, isto porque o terreno de descarte de lixo orgânico é separado do de entulhos.

Na quarta-feira, O Imparcial noticiou o início dos problemas. Na ocasião, ainda podia-se entrar até uns 500 metros com os veículos. Ontem, no entanto, os detritos chegaram até o portão. A Prefeitura de Presidente Prudente disse, na ocasião, que o equipamento estaria operando ontem normalmente. Mas não foi o que ocorreu.

Mesmo com o conserto da máquina, para dar conta da demanda, será preciso alugar mais duas. "Muito detrito ficou acumulado. A máquina que está quebrada é de pequeno porte, não dará conta de empurrar todo o lixo. Isso aqui vai virar um caos. A prefeitura sabe da situação e precisa dar um jeito nisso", argumenta o responsável pelo lixão, João Ricardo Gonçalves Oliveira.

Veículos de empresas particulares, como as de caçamba, buscam alternativas para o despejo. "Uma alternativa seria descarregar em algum terreno e, quando liberar espaço no lixão, trazer os entulhos. Mas tenho que pensar direito. Isto nunca ocorreu antes, é difícil achar uma solução assim, em cima da hora", reclama o empresário Marcelo Guedes, 52.

O motorista Luís Ferreira, 53, faz cerca de dez viagens por dia ao espaço e comenta que nem imagina como será após o feriado, caso a situação persista. "Já avisei meu chefe. Provisoriamente, podemos descartar em um terreno da empresa, mas por pouco tempo. Sem lugar para despejar, não podemos alugar as caçambas", afirma.

 

Sem respostas


Até o início da noite de ontem, por telefone, a reportagem tentou repercutir o assunto com o diretor-presidente da Prudenco, Mateus Martins Godoi, mas as ligações chamavam até cair na caixa de mensagem. Recados também foram deixados, mas ele não as retornou. O MPE (Ministério Público Estadual) também foi procurado, no entanto, nenhum responsável foi encontrado. O envolvimento do órgão com o lixão se deve a um TAC (termo de ajustamento de conduta) firmado entre o MPE e a Prefeitura de Prudente, em 2009. Por meio deste, o município está autorizado a utilizar o antigo depósito emergencialmente até o fim do ano. O Executivo disse que a responsabilidade é da Prudenco e que a mesma tem que cumprir com seus deveres.
Publicidade

Veja também