Despertar a gratidão

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 08/01/2023
Horário 05:00

Sem ignorar o noticiário – a posse de Luís Inácio Lula da Silva como presidente da República; a morte do Rei Pelé e do papa Emérito Bento XVI, bem como as contínuas chuvas que têm deixado rastros de destruição – neste início de ano, ainda dá tempo para agradecer. Dia 6 de janeiro no Brasil comemora-se o Dia da Gratidão; talvez por causa do Dia dos Reis Magos que vão ao encontro de Jesus recém-nascido e dão-Lhe seus presentes.
De todo modo, agradecer é exercitar a memória do coração; reconhecer que mesmo não sendo do jeito pensado ou sonhado a vida aconteceu e foi dada para administrar, produzir, contemplar, celebrar, ser... A maioria das pessoas gastou tempo e sorrisos com frases desejando bons augúrios: “Feliz ano novo”, “Sucesso e prosperidade”, “Que o ano novo seja de amor, felicidade, e paz”, “Saúde e paz e o resto a gente corre atrás”. Mas elas são de fato agradecidas?
Quem agradece possui coração livre. Reconhece como dom cada momento da própria vida. Não se sente no direito de exigir coisa qualquer. Assim, virada a página da primeira semana do ano, quais já foram as novas atitudes empreendidas para que o novo ano seja novo e traga todos os bons desejos manifestados nos dias festivos? Quais situações já foram vencidas por simples manifestação do anseio de mudança?
Os ciclos cronológicos ajudam no sentido de renovação, reprogramação, avaliação, transformação, reinício... Bom saber que é possível se arriscar de forma nova, se empenhar em coisas que até ontem não deram certo. Quiçá por motivos estranhos à própria vontade ou mesmo pela ignorância de algum aspecto. Hoje, portanto, é possível fazer diferente o que na tentativa de se fazer, ontem, deu errado. Só não se poderá tentar da mesma forma, com o mesmo espírito, com as mesmas ferramentas.
O novo exige responsabilidade, empenho, compromisso. E, como não se pode ser livre sem assumir responsabilidades, não se poderá colher novos frutos sem os sacrifícios advindos da semeadura. Este escriba não fez outra coisa senão agradecer pelo ano passado e não fez nenhum propósito para o ano. Decidiu viver de gratidão, contar dias e horas “kairoticamente” (tempo oportuno da Graça). “EnGraçar” a vida, torná-la leve, ainda que carregando os fardos do quotidiano. Ele quereria viver como tem vivido e ver outras pessoas contentes pela vida que têm e alimentam.
Quem quiser, aprenda com os próprios erros. Quem quiser, aprenda com os erros dos outros. Quem quiser, arrisque-se mais para tentar e ser mais. Que a dádiva do novo ano desperte o ser agradecido que dorme.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também