Devotos podem colaborar com obras do Santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 27/07/2021
Horário 03:55
Foto: Cedida
Devotos podem ajudar na construção do santuário ao adquirirem carnê da campanha do Metro Quadrado
Devotos podem ajudar na construção do santuário ao adquirirem carnê da campanha do Metro Quadrado

A campanha do Metro Quadrado, mesmo em época de pandemia, continua sendo bem procurada por devotos de Santo Expedito, não apenas da região, como de cidades mais distantes, nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e outros. Isso é uma prova de que a fidelidade ao santo das causas urgentes é grande. Segundo consta, tem pessoas que assumiram mais de um carnê nesta campanha, dando, assim, uma maior colaboração às obras do santuário.

LEMBRANÇA
Os que aderirem ao projeto do metro quadrado, recebem um tijolinho de oito furos para marcar a sua contribuição. Da mesma forma, tem o seu nome inscrito em azulejos que são afixados em obeliscos sob uma frondosa árvore, na entrada da área do santuário. Consta nele, o nome do contribuinte e cidade onde reside.

COMO ACHAR
Em meio a milhares de azulejos com as inscrições dos doadores, realmente não é fácil encontrar a inscrição de cada um. Porém, o expeditense Hildebrando Braga, um militar aposentado, desenvolveu um aplicativo, onde o interessado encontra com maior facilidade o seu nome e a prova de que esteve participando da campanha.

MISSAS
Mesmo com a pandemia, muitos devotos procuram participar das missas presenciais, especialmente os que moram na região. Assim, padre Umberto está celebrando missas de terça-feira a domingo. No domingo são duas missas: uma às 10h e outra às 19h. Tudo é feito dentro do que estabelece os decretos municipais, porém, os que chegam de outras cidades, usam máscaras e recebem todos os procedimentos de higienização e obedecendo o distanciamento.

LOJINHA
O movimento da lojinha anexa à secretaria paroquial continua normalmente. São vários os devotos de Santo Expedito que, ao passar pela cidade, fazem questão de adquirir algum objeto de devoção, como imagem,  livros e outros que sirvam como lembrança. Os objetos já são benzidos pelo padre Umberto, mas quando da aquisição e, caso ele não esteja em visita aos paroquianos ou alguns doentes, ele se prontifica a fazer a bênção especial para o devoto que adquiriu o objeto, inclusive para o registro fotográfico daquele momento.

ALIMENTOS
A primeira quinzena, durante a Semana de Conscientização do Dízimo do Santuário Diocesano de Santo Expedito, foi idealizado pelo seminarista Jhonata, em parceria com a Pastoral do Dízimo, a ação social que visou arrecadar alimentos perecíveis.

TESTEMUNHO MOSTRA FÉ
Santo Expedito possui muitos devotos que o procura no cotidiano. É o caso da fisioterapeuta Jéssica Leitão, da região de São Paulo. Em entrevista à equipe de reportagem do programa Cotidiano (NE10), a fisioterapeuta contou ter começado sua devoção pelo santo ainda na adolescência. "Comecei a ser devota dele na época de colégio, quando eu rezava a ele para passar pelas provas que eu tinha dificuldade, assim foi também no vestibular", afirmou.

MAIS OUTRA GRAÇA...
Além disso, Jéssica afirmou que em outros dois momentos intercedeu ao santo pedindo duas graças, que se realizaram e provaram a ela que o santo é fiel. "Meu irmão pediu para que eu rezasse intercedendo por uma graça, e nas minhas orações eu pedi para que se a graça se realizasse, eu recebesse uma imagem dele [Santo Expedito]. Meu irmão não sabia disso, e ao se realizar me deu de presente uma imagem do santo", contou.

...E OUTRA
O outro momento aconteceu quando a fisioterapeuta tentava engravidar. Ela e o esposo estavam há sete anos tentando ter um filho, mas não conseguiam. Foi através do santo que Jéssica pode, finalmente, ser mãe. "Eu vinha em um tratamento para tentar engravidar há sete anos e não conseguia, e graças a ele, que é o santo das causas urgentes e impossíveis, eu consegui alcançar essa graça e estou com meu bebê de um ano e três meses", contou.

FÉ EM TROVAS
Quando eu peço intercessão
Faço porque acredito
Naquele que me ajuda
Meu grande Santo Expedito.
                    (José Costa)

Publicidade

Veja também