DIG presta homenagem ao policial Mario Moretti

Homenageado foi morto em serviço em 1975; autoridades e familiares estiveram presentes na solenidade para descerrar retrato

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 01/10/2016
Horário 10:56
 

Em comemoração ao Dia da Polícia Civil do Estado de São Paulo, lembrado ontem, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) promoveu, na manhã de ontem, uma solenidade em tributo ao policial morto em serviço em 1975, Mario Moretti. Autoridades e familiares estiveram presentes no local para descerrar o retrato do oficial, restaurado pelo jornal O Imparciala pedido do Sipol (Sindicato dos Policiais Civis da Região de Presidente Prudente) e disposto na Sala da Chefia dos Investigadores, que foi batizada com o nome do homenageado, assassinado com um tiro no peito aos 59 anos, enquanto fazia a captura de um criminoso.

Jornal O Imparcial Retrato foi descerrado na Sala da Chefia dos Investigadores

Conforme noticiado por este diário, o quadro com a foto de Mario Moretti havia sido entregue à Polícia Civil por iniciativa dos investigadores, em abril de 1975. Na época, o jornal realizou a ampliação da fotografia, que foi afixada na Sala dos Investigadores. Após reformas em prédios da Polícia Civil, a imagem foi revitalizada e entregue para a família em agosto deste ano, permanecendo na casa da esposa, Theresa Moretti, até quinta-feira.

De acordo com o diretor do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) de Presidente Prudente, Walmir Geralde, as autoridades aproveitaram a data comemorativa para fazer a reinserção da foto na sala em questão e perpetuar a memória do policial. "Esta é uma cerimônia de exaltação à profissão e de um oficial que deu a vida pela instituição", destaca. Para a delegada seccional, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Figueiras, a ocasião foi uma justa homenagem a todos os policiais que dedicam suas vidas pelo bem comum. "A homenagem ao seu Mario faz justiça a todos os que já foram e aos que estão em exercício. Ele foi um profissional muito respeitado e também temido pelos bandidos", expõe.

Aos 98 anos, a esposa do policial, Theresa, esteve na DIG para prestigiar a cerimônia. "Para mim é um grande prazer e honra ver como o meu marido foi querido por todos os seus colegas", conta. A primogênita do casal, Marilda Moretti, 78 anos, distribuiu sorrisos durante a solenidade. Emocionada, ela diz ter sido a filha mais ligada ao pai, provavelmente por ser a primeira. "Meu pai jogava futebol em vida e eu o acompanhava em todos os treinos. Aos domingos, era tradição jantarmos juntos em um quiosque que havia no Bosque. Este é um momento de saudade e grande alegria", expressa.

O presidente do Sipol, Fabio Morrone, agradeceu a família do homenageado por todos os serviços prestados por ele para a sociedade prudentina. "Restauramos a fotografia para que sirva de lembrança e conte a história de Mario Moretti para os mais jovens", enfatiza. O diretor administrativo de O Imparcial, Deodato da Silva, pontua que a solenidade merece apoio, tendo em vista a importante contribuição de Mario Moretti para o município. "O jornal acolheu a iniciativa e decidiu fazer parte da renovação desta importante homenagem", considera.

 
Publicidade

Veja também