Distribuição do biometano está prevista para julho deste ano

Diretor da Cocal, André Gustavo Alves, que esteve no encontro realizado pela regional do Ciesp, ontem, palestrou sobre o início do abastecimento da rede de gasoduto

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/05/2022
Horário 19:28
Foto: Arquivo/Governo do Estado
Nos últimos anos, Cocal vem investindo em inovação e tecnologias de ponta para produção de energia verde
Nos últimos anos, Cocal vem investindo em inovação e tecnologias de ponta para produção de energia verde

Em comemoração ao Dia da Indústria, a regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Presidente Prudente realizou, no início da noite desta quarta-feira, um encontro com diretores, conselheiros, associados e autoridades. Na oportunidade, o diretor de novos negócios da Cocal, André Gustavo Alves da Silva, apresentou uma palestra sobre o início do abastecimento da rede de gasoduto e distribuição do biometano, previsto para julho deste ano.
Segundo ele, as obras de instalação de 65,5 quilômetros de tubulação, por meio da qual poderá ser gerado um potencial de até 25 mil m³ (metros cúbicos) de biometano por dia, já estão em fase de finalização. E dentre os benefícios dessa iniciativa, o diretor destaca que o biometano será uma alternativa sustentável para o diesel e GNV em veículos, além da possibilidade de substituir o gás liquefeito de petróleo e gás natural em residências e indústria de Pirapozinho, Narandiba e Presidente Prudente.
“Uma energia de fonte limpa e renovável que vai contribuir para a descarbonização da matriz energética brasileira, servindo como exemplo de ‘cidade sustentável’ para o país. Isso demonstra o esforço da Cocal nos últimos anos, investindo em inovação e tecnologias de ponta para produção de ‘energia verde’, e, assim, aproveitando ao máximo o potencial da cana-de-açúcar”, ressalta André.
Conforme o diretor de novos negócios, estudos indicaram que não havia viabilidade econômica e técnica para conectar a região de Presidente Prudente na malha de transporte atual de gás canalizado. Por isso, optou-se por uma rede isolada de gasoduto alimentada diretamente da unidade Cocal em Narandiba.

Cana-de-açúcar e suas riquezas

O biogás, que é produzido na Cocal a partir da vinhaça e torta de filtro (resíduos nobres da cana-de-açúcar), passa por um processo de purificação para produção do biometano. Essa planta de biogás da empresa em Narandiba, inaugurada no final de 2021, com investimento total de R$ 150 milhões, possui um projeto de rede isolada de gasoduto em parceria com a GasBrasiliano, concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no oeste paulista, que abastecerá a cidade de Presidente Prudente e região.

Foto: Cedida/Cocal


André Gustavo Alves, diretor de novos negócios da Cocal

CONFIRA TAMBÉM

Empresas iniciam operação de planta de energia elétrica a partir do biogás

Live oficializa lançamento do “Projeto Biogás Cocal”

Arsesp aprova projeto de biogás na região

Obra para distribuição de biogás tem previsão de início em agosto

Região será pioneira em distribuição de biogás

Publicidade

Veja também