Dracena registrou o quarto caso de meningite neste ano e a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Cantiga de Ninar, no bairro Emílio Zanata, onde estuda a vítima da doença, estão com as aulas suspensas até sexta-feira. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a criança está internada desde sexta-feira no HR (Hospital Regional) Doutor Domingo Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, e segue com o tratamento.
"Considerando que até o momento não houve nenhuma mudança no diagnóstico do paciente, a Prefeitura de Dracena divulga oficialmente que trata-se de um caso de meningite viral, e não bacteriana, como tem sido veiculado nas redes sociais", informa o órgão. "As aulas da creche Cantiga de Ninar continuarão suspensas até esta sexta-feira, apenas por conduta adicional à recomendada pelo Ministério da Saúde, retomando as atividades no dia 27 de março", acrescenta.
A creche foi higienizada e o processo será repetido diariamente até sexta-feira. Em 2016 foram registrados oito casos da doença, e não houve nenhuma morte. Todos os casos foram virais, e todos os pacientes que passaram por tratamento se recuperaram, "exceto a última que permanece internada", frisa.
A Prefeitura de Dracena promoveu uma coletiva de imprensa na tarde de ontem, em que a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Lígia Sinatura, e demais profissionais da saúde, esclareceram as medidas tomadas pela administração municipal contra a meningite. As equipes de saúde estão bem treinadas para atender as ocorrências. Segundo a pasta, o contágio da meningite viral ocorre pelo ar e uma das formas de evitar o contágio é sempre lavar as mãos e manter os ambientes bem higienizados.