E-lixo requer destinação correta

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 28/08/2022
Horário 03:19

Com o avanço da tecnologia e o maior acesso da população a ela, um novo problema surgiu: o acúmulo de lixo eletrônico. Com cada vez mais frequência, as pessoas, inclusive das classes mais baixas, substituem seus celulares, computadores, televisores, entre outros componentes, por itens mais novos e modernos. E então surge a dúvida. O que fazer com os objetos que não têm mais serventia? Pois é...o chamado e-lixo não deve ser descartado no lixo comum, visto que ele tem uma destinação própria.
Então, caso tenha algum material que se enquadre como lixo eletrônico, ou seja, todo material que pode conter resíduos de metais perigosos e de difícil degradação, como celulares, tablets, computadores, TVs, baterias e pilhas, já pode separá-lo para “desentulhar” a sua casa ou escritório. Isso porque a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), programou o Mutirão do Lixo Eletrônico para o dia 3 de setembro, sábado. Vale observar que o mutirão também receberá toda a linha branca, como geladeira, fogão e micro-ondas.
A novidade desta edição são os pontos de coleta. Além do Parque do Povo, que receberá o evento das 8h às 16h, também haverá recolhimento dos materiais no estacionamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Ana Jacinta e na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) da zona leste, das 9h às 13h.
Fazendo a destinação correta do e-lixo, podemos evitar danos ambientais e também à saúde humana. Isso sem contar que o lixo eletrônico também pode ser reciclado, ou seja, pode ser transformado em outras matérias-primas em vez de ser descartado em aterros sanitários. Uma das vantagens do processo de reutilização é que diminui-se a extração desses elementos da natureza, economizando recursos. 
A tecnologia trouxe muita comodidade para nós, e nos fez chegar a um novo modo de “viver a vida”. No entanto, cabe a nós, como seres humanos, nos conscientizarmos que os recursos naturais são finitos, e que deles dependemos para sobreviver. Portanto, vamos cuidar do nosso planeta, a partir das pequenas atitudes que tomamos no nosso dia a dia – e, sem dúvida, dar a destinação correta para qualquer tipo de lixo, incluindo o eletrônico, é de extrema urgência e importância.

Publicidade

Veja também