Economista faz “raio-X” das exportações do oeste paulista

Cristiano Machado

O consultor Adriano Machado Santos, diretor da Práxis Assessoria Estratégica, abordou valores, ranking das cidades e os principais países compradores de produtos do campo da região

COLUNA - Cristiano Machado

Data 20/01/2022
Horário 07:09
Foto: Divulgação 
 Adriano Machado concedeu entrevista ao programa de rádio “Agro & Negócios”, da 101,1 FM 
Adriano Machado concedeu entrevista ao programa de rádio “Agro & Negócios”, da 101,1 FM 

O economista e consultor, Adriano Machado Santos, diretor da Práxis Assessoria Estratégica, uma empresa especializada em estratégias financeiras em Presidente Prudente, foi o entrevistado do programa "Agro & Negócios" de domingo, 16 de janeiro, na Rádio 101 FM. Ele fez um verdadeiro “raio-X” das exportações de alguns dos principais produtos do campo da região: carne, açúcar e couro.
A análise é feita com base no levantamento exclusivo realizado pelo jornalista Cristiano Machado, na coluna Oeste Agropecuário, publicada às quintas-feiras na edição impressa de O Imparcial. O levantamento foi manchete principal da edição do jornal no último dia 13 de janeiro. Conforme os dados, as exportações totais da região de Prudente alcançaram mais de R$ 3,2 bilhões no ano passado.
Confira os dados e as tabelas completas no www.norteagropecuario.com.br

Daniel Guimarães/AgriculturaSP

Cadeia da pecuária é um dos principais segmentos do campo da região oeste paulista 

 


“Divulgar nossos pontos positivos como esse nos projetos setoriais é um elemento que os torna peça chave para o sucesso de exportações. As ações que desenvolvemos fortalecem a imagem do Brasil no exterior, como a grande ação que fizemos no ano passado com mais de 300 banners sobre a qualidade da nossa proteína, em estações de metrô da Coréia do Sul. Também estivemos presentes no Japão durante as Olimpíadas, com ações de divulgação na esquina mais movimentada do mundo, a Shibuya em Tóquio”.
Luís Rua, diretor de Mercados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). 

Pesquisador do IEA detalha números da produção agrícola da região de Presidente Prudente

Em entrevista ao “Agro & Negócios”, na Rádio 101 FM de Presidente Prudente, o pesquisador científico, Danton Leonel de Camargo Bini, do IEA (Instituto de Economia Agrícola), detalhou números da produção agrícola da região. O tema foi o estudo sobre Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Intenção de Plantio do Ano Agrícola 2021/22 e Levantamento Final Ano Agrícola 2020/21. Os dados mais recentes se referem a setembro de 2021.
A análise abordada na entrevista tem como base dados dos Escritórios de Desenvolvimento Regional (EDR) de Prudente, Presidente Venceslau e Dracena. Os números contemplam produtos de origem vegetal como cana, soja, milho, laranja, café e amendoim. Informações sobre a pecuária estarão disponíveis em breve. Trata-se de uma síntese do levantamento.
De acordo com o pesquisador, foi registrada a quebra da safra do milho safrinha. Em Presidente Prudente, nos 60 mil hectares cultivados houve a queda de produção em torno de 50%. A produtividade saiu de 78 sacas de 60 quilos em 2020 para uma queda para 36 sacas por hectares em 2021. 
A cana-de-açúcar, principal produto do campo paulista, mesmo com a seca do início da safra, registrou queda de 3,87% (produtividade média acima de 70 toneladas por hectares). Amendoim e soja tiveram expansão de área e produção em torno de 25% na regional de Prudente. O café perdeu espaço e teve queda na produção com seca e geada. Já a laranja, com mais de 40 mil novos pés registrados, tem previsão duplicada.
Saiba mais: www.norteagropecuario.com.br

WendersonAraujo/Trilux/CNA/Divulgação

Foi registrada a quebra da safra do milho safrinha, aponta pesquisador do IEA

Publicidade

Veja também