O economista e consultor, Adriano Machado Santos, diretor da Práxis Assessoria Estratégica, uma empresa especializada em estratégias financeiras em Presidente Prudente, foi o entrevistado do programa "Agro & Negócios" de domingo, 16 de janeiro, na Rádio 101 FM. Ele fez um verdadeiro “raio-X” das exportações de alguns dos principais produtos do campo da região: carne, açúcar e couro.
A análise é feita com base no levantamento exclusivo realizado pelo jornalista Cristiano Machado, na coluna Oeste Agropecuário, publicada às quintas-feiras na edição impressa de O Imparcial. O levantamento foi manchete principal da edição do jornal no último dia 13 de janeiro. Conforme os dados, as exportações totais da região de Prudente alcançaram mais de R$ 3,2 bilhões no ano passado.
Confira os dados e as tabelas completas no www.norteagropecuario.com.br
Daniel Guimarães/AgriculturaSP
Cadeia da pecuária é um dos principais segmentos do campo da região oeste paulista
“Divulgar nossos pontos positivos como esse nos projetos setoriais é um elemento que os torna peça chave para o sucesso de exportações. As ações que desenvolvemos fortalecem a imagem do Brasil no exterior, como a grande ação que fizemos no ano passado com mais de 300 banners sobre a qualidade da nossa proteína, em estações de metrô da Coréia do Sul. Também estivemos presentes no Japão durante as Olimpíadas, com ações de divulgação na esquina mais movimentada do mundo, a Shibuya em Tóquio”.
Luís Rua, diretor de Mercados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).
Em entrevista ao “Agro & Negócios”, na Rádio 101 FM de Presidente Prudente, o pesquisador científico, Danton Leonel de Camargo Bini, do IEA (Instituto de Economia Agrícola), detalhou números da produção agrícola da região. O tema foi o estudo sobre Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Intenção de Plantio do Ano Agrícola 2021/22 e Levantamento Final Ano Agrícola 2020/21. Os dados mais recentes se referem a setembro de 2021.
A análise abordada na entrevista tem como base dados dos Escritórios de Desenvolvimento Regional (EDR) de Prudente, Presidente Venceslau e Dracena. Os números contemplam produtos de origem vegetal como cana, soja, milho, laranja, café e amendoim. Informações sobre a pecuária estarão disponíveis em breve. Trata-se de uma síntese do levantamento.
De acordo com o pesquisador, foi registrada a quebra da safra do milho safrinha. Em Presidente Prudente, nos 60 mil hectares cultivados houve a queda de produção em torno de 50%. A produtividade saiu de 78 sacas de 60 quilos em 2020 para uma queda para 36 sacas por hectares em 2021.
A cana-de-açúcar, principal produto do campo paulista, mesmo com a seca do início da safra, registrou queda de 3,87% (produtividade média acima de 70 toneladas por hectares). Amendoim e soja tiveram expansão de área e produção em torno de 25% na regional de Prudente. O café perdeu espaço e teve queda na produção com seca e geada. Já a laranja, com mais de 40 mil novos pés registrados, tem previsão duplicada.
Saiba mais: www.norteagropecuario.com.br
WendersonAraujo/Trilux/CNA/Divulgação
Foi registrada a quebra da safra do milho safrinha, aponta pesquisador do IEA