Ecopontos recolhem materiais obsoletos

Montante é repassado à Cooperlix, que é responsável pela destinação correta; parceria envolve a cooperativa e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 13/10/2020
Horário 04:00
 Arquivo - Ecopontos dão continuidade ao trabalho feito pelo Mutirão do Lixo Eletrônico
Arquivo - Ecopontos dão continuidade ao trabalho feito pelo Mutirão do Lixo Eletrônico

Com o passar do tempo, é normal que alguns materiais de uso pessoal, como eletrodomésticos, fiquem velhos e obsoletos, o que faz com que haja uma substituição. Mas eles não deixam de existir, e, sendo assim, geram uma outra preocupação: como dar o descarte regular. Espalhados por Presidente Prudente, a cidade conta com três ecopontos, que fazem o recolhimento correto dos materiais, para que seja dada uma destinação de forma correta.
À reportagem, o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, lembra que é importante que tais itens sejam separados de forma correta, pois eles precisam “ter uma abordagem” diferente do lixo comum. “Sendo assim, é feita uma parceria com a Cooperlix [Cooperativa Trabalhadores Produtos Recicláveis de Presidente Prudente], no qual a gente disponibiliza os ecopontos e depois eles recolhem”, frisa.
E ao todo, são três locais: um no Jardim Cambuci, zona leste de Prudente, localizado na Rua João Lopes do Nascimento com a Rua Rotary Clube; outro no Jardim Sabará, na Rua Adelino Rodrigues de Gatto com a Rua Afonso Vincoleto; e o último no Jardim Carandá, alocado na Rua Antônio Sanches com a Rua Luís Casatti.
Portella faz questão de lembrar que esse tipo de material, em que se enquadra, por exemplo, TVs de tubo e as atuais, DVDs antigos, monitores, computadores, aparelhos telefônicos, entre outros, só podem ser descartados dessa forma.
E como dito anteriormente, quem faz a coleta dos materiais é a Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), mas a destinação fica a cargo da Cooperlix. A reportagem procurou a cooperativa, para saber o que pode ser feito com itens, a partir de então, mas não recebeu uma resposta até o fechamento desta edição.

Mutirão do lixo eletrônico

Cabe lembrar, que conscientizar a população sobre os danos que o lixo eletrônico pode causar, e possibilitar oportunidade do descarte ambientalmente correto, são os objetivos principais do Mutirão do Lixo Eletrônico, que ocorre anualmente. No evento, é quando esse tipo de material é recolhido. O trabalho que os ecopontos fazem, ainda de acordo com o secretário do Meio Ambiente, é de continuidade ao longo do ano.

Ecopontos

- Jardim Cambuci, localizado na Rua João Lopes do Nascimento com a Rua Rotary Clube;
- Jardim Sabará, na Rua Adelino Rodrigues de Gatto com a Rua Afonso Vincoleto;
- Jardim Carandá, alocado na Rua Antônio Sanches com a Rua Luís Casatti.

SERVIÇO
Para mais informações, a Secretaria do Meio Ambiente encontra-se na Rua Altair de Sena, 730 - Jardim Jequitibás. O telefone de contato é o 3906-5275.

SAIBA MAIS

Lixo eletrônico

Mutirão do lixo eletrônico recolhe 50 toneladas

12º Mutirão do Lixo Eletrônico será no dia 8 de junho, no Parque do Povo

Onde você descarta o seu lixo eletrônico?

Publicidade

Veja também