Ed Thomas: devoto de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 16/02/2021
Horário 05:12
Foto: Cedida
Ed Thomas em uma das apresentações
Ed Thomas em uma das apresentações

Sugestões

Vários leitores sugeriram que a Coluna Turismo Religioso fizesse um raio-x de algumas pessoas da região ou fora dela, e que como devotas de Santo Expedito fossem mostradas em suas atividades, quer como públicas ou privadas. Seria como mostrar dedicação ao trabalho de se propagar o turismo da cidade. Hoje mostramos Ed Thomas com 17 sugestões.

Oração

Ele não sabe precisar qual a data de sua primeira apresentação como narrador nas festas de Santo Expedito. Porém, como devoto do santo, durante os 35 anos de rádio, em todas as edições pela manhã, apresentava a oração para Santo Expedito. Era um trabalho que muitos ouvintes diziam ser confortante e que inspirava os fiéis a acreditarem muito mais no santo, pois ele estaria presente em todos os corações durante o dia.

Graça

Da mesma forma, colocava seu programa para ser um canal para que os devotos divulgassem suas graças alcançadas. Todas elas com o nome de cada fiel, pois era uma forma de se declarar beneficiário das intercessões de Santo Expedito. Essas mensagens chegavam por telefone, ou por cartas, quando relatavam as graças alcançadas, e foi daí que ele percebeu o crescimento do turismo religioso, quando várias pessoas da região diziam visitar ou querer visitar a cidade, no começo desse movimento.

Calendário turístico

Quando deputado, Ed Thomas apresentou projeto de lei incluindo a cavalgada Cavaleiros de Santo Expedito no calendário turístico do Estado. Por esta razão, iniciou suas participações como apresentador da saída e chegada da cavalgada, sendo responsável também pela oração a Santo Expedito. Iniciava seus trabalhos em Alfredo Marcondes e imediatamente seguia de carro para Santo Expedito para a chegada e narrativa da cavalgada que crescia a cada ano. Vinham cavaleiros de todas as partes da região e até mesmo de lugares mais distantes.

Ranael

Lembra que numa das festas, foi feita na véspera do dia de Santo Expedito uma encenação da Paixão de Cristo, pelo artista prudentino Ranael. Foram narrados os momentos que mostravam as dores de Jesus Cristo, interpretado então por Ranael. Nesta noite, todos se entregaram às meditações e, no dia seguinte, Ed Thomas apresentou então a oração de Santo Expedito.

Testemunhas

Como apresentador de um programa que valorizava Santo Expedito, ele diz que através de narrativas feitas pelos ouvintes pode conhecer centenas delas, com as especificações dos milagres. Conheceu pessoas que viveram milagres através da grande fé ao santo, pois assegurou que nem todos conseguem o milagre, mas tem que vir, presenciar e pedir, pois somente assim nele será concedido mais rápido por graças e intercessão de Santo Expedito.

Na Tv

No SBT, ele apresentava o programa “ED + Interior” e a primeira edição foi totalmente dedicada para Santo Expedito, valorizando uma grande mostra de vídeos e relato dessa festa. Falou com romeiros, entrevistou devotos que, com fé e amor estavam na festa em busca de conforto para a alma. Foi uma forma de se fortalecer o turismo religioso.

Presidente Prudente

Como prefeito já recebeu o padre Umberto, e Presidente Prudente reconhece a importância da cidade que, com certeza, é menor que muitos bairros prudentinos. Ressalta, no entanto, que o potencial de Santo Expedito é muito grande e a entrada para tudo isso é Presidente Prudente. “Teremos que acolher, participar e se juntar com os demais 53 municípios da região. Futuramente, deve-se juntar todos esses municípios para oferecer a todo o país o Santuário de Santo Expedito, que tem um importante papel dentro do turismo religioso”, afirma.

O imparcial

O jornal O Imparcial não faz parte apenas nessa dedicação do turismo religioso, mas se estende a todo turismo do oeste paulista. Para ele, o precursor de grandes eventos turísticos da região sempre foi O Imparcial, que cumpre o seu papel de bem informar por respeito ao cidadão, mas, acima de tudo, de mostrar um jornalismo muito sério. “Aquilo que a gente tem de melhor e temos muito agora foi construído pelo jornal O Imparcial por todos esses anos. Sempre esteve presente e oferecendo Prudente e a região para todo o país, onde a informação realmente chegou. Ele é o pioneiro, é precursor e responsável em mostrar o que temos de bonito no oeste paulista. A palavra é pioneiro, responsável...importante”, considera.

Publicidade

Veja também