Educação, adversidades e coronavírus...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 26/08/2020
Horário 04:21

“Se não investirmos para corrigir o fosso educacional que se formará, teremos toda uma geração mais despreparada e mais mal paga, desperdiçando potenciais talentos e reduzindo ainda mais nossa já baixa mobilidade social, o que aumentará tensões no país”, Ricardo Amorim, economista.
O que isso verdadeiramente nos mostra e prova? Que se realmente nada for feito, a nossa educação, que já sofre algum tempo e é precária, vai piorar mais um pouco.
O fato de se colocar mais alunos nas universidades por critérios de cotas não nos dá a garantia de uma qualidade de melhores estudos. Isso se dá, quando da base não se tem seu verdadeiro suporte de qualidade. Sendo que teremos mais alunos desqualificados nas universidades, sem preparo e sem nenhuma chance de se igualar aos alunos que melhor foram preparados, devido a sua base de estudos e condições. É preciso trabalhar a classe mais pobre, aquela que devido suas dificuldades socioeconômicas, sempre coloca em primeiro lugar a escola e chega abandoná-la devido seus desafios diários. 
O momento é muito delicado quando nos posicionamos devido a uma pandemia que afeta a todos nós. O que nos deixa mais incertos, onde as condições de se estudar a distância, por si só, acabam favorecendo uns e dificultando outros. Sendo as perspectivas de alunos de escola pública, um desafio calvário, que praticamente tentam e se reinventam, através de uma internet precária e um habitat não tão favorável. 
Não precisamos ser incapazes para entender que desde quando um nobre vereador ganha mais que um simples professor? Que por seus méritos, onde anos de estudos e grandes desafios por títulos de pesquisa, tendo noites mal dormidas e acúmulos de tarefas diárias! Persistindo em ser digno de uma profissão, e acreditando que pode letrear uma comunidade que sempre espera.  
No final dessas conclusões, e que talvez não seja, mas que sempre nos alerta por posicionamentos adversos de plataformas frágeis. Alunos ineficientes de seus aprendizados, professores na luta existencial de suas profissões, uma pandemia tornando-se uma verdadeira incógnita e futuros candidatos ineficazes de suas condutas. Ano 2020, sendo uma enorme expansão de que tudo ainda está por acontecer.  
 

Publicidade

Veja também