Educação especial

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 28/09/2022
Horário 04:15

Na sessão ordinária desta semana, falando em nome dos 13 vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Demerson da Saúde (PSB), anunciou o compromisso de regularização dos direitos dos professores da educação especial.

NA RETA FINAL
Conforme disse, até sexta-feira (30) desta semana, o prefeito Ed Thomas, do mesmo partido, deverá enviar à Câmara a LDO (Lei de Diretrizes e Bases) e o PPA (Plano Plurianual), relativos ao exercício de 2023.

IMPACTO ESTIMADO
O presidente falou em trabalho de excelência e justo realinhamento salarial da categoria a ser inserido no plano, com estimativa de impacto financeiro de R$ 6 milhões a R$ 8 milhões. Também os convidou para audiência pública sobre o assunto.

O FIO DA MEADA
A fala do presidente seguiu à aprovação unânime de requerimento do vereador Douglas Kato (PTB), na qual acrescentou que a Câmara fará a sua parte e depois caberá ao prefeito e aos secretários de Administração, João Donizete, e de Finanças, Célia Molinari.

OUTRO OLHAR
Em pronunciamento de agradecimento pela aprovação e de justificativa do requerimento, Douglas disse que os professores da educação especial merecem um olhar diferenciado, pelo trabalho diferenciado para com as pessoas com deficiência. 

GARANTIA LEGAL
Através do Estatuto do Magistério e da legislação em vigor, argumentou que as diferenças nas atribuições do cargo, com relação aos demais profissionais do magistério e dada a formação inicial, garantem 20% a mais no valor da hora/aula.

SEM CHANCE
Outro argumento utilizado para justificar os 20% foi o de que o trabalho de 42 horas por semana impede o profissional de ter formas de complementação de renda. Os professores da educação especial estiveram presentes na sessão.

ELOGIO PÚBLICO
Moção de Aplausos é aprovada pela Câmara Municipal à indústria química e farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil pelo contrato de parceria público-privada com a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente. 

PROGRAMA ABRAÇAR
Em justificativa, a vereadora autora da iniciativa, Nathalia Gonzaga (PSDB), agradeceu aos vereadores pela aprovação e enalteceu a empresa pelos serviços gratuitos em saúde pública, através do Programa Abraçar. 

TRABALHADOR DA SAÚDE
O programa atende profissionais da saúde do município com alguns serviços, tais como o exame de espirometria, necessário ao diagnóstico e indicação de tratamento para doenças respiratórias.

ATENÇÃO NO DETALHE
Conforme disse a vereadora, há um detalhe muito importante na parceria entre o poder público municipal e a indústria com sede em São Paulo: o programa é gratuito e não tem contrapartida da Prefeitura.

ENTRE AS MAIORES
A Boehringer Ingelheim está entre as maiores empresas do setor farmacêutico e sua atuação empresarial envolve pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de medicamentos para a saúde humana e animal.

Publicidade

Veja também