EE Anna Antonio celebra Dia da Consciência Negra

Escola preparou com os alunos várias atividades para hoje, como bazar afro, oficina de graffiti, batalha de rima e até feijoada como prato típico

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 20/11/2021
Horário 06:45
Foto: Cedida
Preparação iniciou em sala de aula com atividades temáticas
Preparação iniciou em sala de aula com atividades temáticas

A diferença nos enriquece e o respeito nos engrandece! Neste sábado, é lembrado o Dia da Consciência Negra e, em razão disso, a EE (Escola Estadual) Professora Anna Antônio de Presidente Prudente realiza das 8h às 12h, várias atividades relacionadas à cultura afro-brasileira, como batalha de rima com integrantes da Batalha do Vale, oficina de graffiti, bazar ressaltando as vestimentas e cultura afro, além de apresentações que visam valorizar as africanidades periféricas e dar autoestima aos alunos. A abertura será com o professor de história, Geofrei - embasamento teórico quanto ao tema.
Segundo a professora e coordenadora do ensino médio da escola, Rosa Maria de Oliveira Pontes Fonseca, 35 anos, o Dia da Consciência Negra é um marco nacional na luta contra o racismo e a desigualdade social. “A data nos lembra da importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira. A escola aborda temas como o preconceito e a diversidade étnico racial em diferentes esferas da sociedade e isso é extremamente importante para a construção do cidadão”, ressalta Rosa.
A coordenadora explica ainda porque a compreensão da cultura afro é tão importante para a formação socioeducacional dos estudantes. “O conhecimento aprofundado de todas as etnias e culturas contribui para a formação de um cidadão consciente, respeitoso e ético”, acentua.
Ela conta que a preparação iniciou em sala de aula com atividades temáticas e rodas de conversa, entre outras. “Posteriormente fizemos convites a MC Thayane Mendes e aos professores envolvidos para que o fechamento do tema tivesse algo mais ‘prático’ para dar mais significado ao aprendizado”, explana.

ATIVIDADES 
- Abertura com o professor Geofrei (história) - embasamento teórico quanto ao tema
- Black Bazar - Thayane Mendes (bazar afro)
- Batalha de rimas - tema “Consciência Negra”
- Oficina de graffiti - professor Lucas 
- Comida típica, feijoada

Cedida

Evento visa valorizar as africanidades periféricas e dar autoestima aos alunos



 

Publicidade

Veja também