No sábado, pelo JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) 2025, foi realizada a Etapa III da categoria karatê Sub-14 no Ginásio Baby Barione, na capital paulista, onde apenas os atletas campeões das modalidades Kata e Kumite irão competir nos Jogos Escolares Brasileiros.
Representando a EE (Escola Estadual) Profª Lúcia Silva Assumpção, de Pirapozinho, o atleta Lucas Soares Pastro, 13 anos, sagrou-se vice-campeão, disputando com mais de 100 competidores na categoria Kata e, embora com expressivo resultado, não foi possível conquistar a vaga para os Jogos Escolares Brasileiros.
Para o jovem atleta, “participar de um torneio tão importante assim é um sentimento único”. “Poder representar minha cidade, a escola e o dojo, em uma categoria com 104 atletas e ficar em segundo, estou muito feliz pelo meu resultado”, comemora.
A carateca Maria Júlia Peixoto, 13 anos, representou a Escola Municipal Ineura Rodrigues de Lima, de Narandiba, e diz que participar do JEESP é aumentar seu crescimento como atleta. “Pois disputei com adversárias acima da minha categoria e graduação, me proporcionando amadurecimento no tatame. O caminho do crescimento requer desafios grandes”, analisa.
Além dos dois atletas da região, também participou a carateca Emilly Rocha, de Pirapozinho.
Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo de 2025 tem como objetivo promover a integração e o intercâmbio entre estudantes de diferentes escolas, por meio da prática esportiva.
O sensei Elton Shiratomi destaca a importância e a alta competitividade do evento tanto pela quantidade de inscritos como pela qualidade técnica. E parabeniza sua equipe: “Com certeza nossas escolas foram muito bem representadas por seus alunos”.
Cedida
Para Maria Júlia Peixoto, de Narandiba, participar do JEESP é aumentar seu crescimento como atleta