Ela mata!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 26/04/2022
Horário 05:12

Este espaço já foi e sempre continuará sendo de alerta para diversos assuntos e o da vez é a dengue. Muitos acham que a dengue só “resolveu” reaparecer agora, mas, na realidade, ela nunca deixou de existir. Talvez estivesse na “peneira” por causa da pandemia e os casos deixaram de ganhar tanta atenção pela população. Mas, a dengue sempre existiu. E ela mata!
As autoridades fazem o que é possível. Campanhas de conscientização, visita às casas e quintais, orientam a população, passam os venenos corretos. Mas, não adianta. Se cada um não fizer sua parte, de nada adianta. 
Como exemplo de ação para combater a aceleração e casos, a Prefeitura de Teodoro Sampaio decretou estado de emergência em saúde pública em todo o território do município, em razão da epidemia de dengue. A medida, decretada na última semana, vai vigorar por até 180 dias, e visa organizar ações de enfrentamento à doença, que tem sobrecarregado o sistema de saúde municipal. Até quinta-feira da semana passada, quando o decreto passou a vigorar, a cidade constava com 1.392 notificações, com 378 casos confirmados, 285 casos negativos e 482 casos aguardando resultado.
Como noticiado aqui, Teodoro Sampaio tem tido muitos casos positivos de dengue, e, por isso, tem enfrentado dificuldade na aquisição de insumos e serviços para o enfrentamento da doença. E com o decreto é possível dar agilidade nas aquisições e velocidade na assistência.
Teodoro é um exemplo de tantas outras cidades da região que passam pela mesma situação. É preciso consciência de todos. É possível prevenir a dengue, mas é uma união de esforços e ações. Vale lembrar que a transmissão da dengue se dá pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti, mosquito que costuma circular em regiões quentes e chuvosas. A água parada, como a que se acumula em pratos de vasos de plantas, calhas e garrafas no quintal, é o criadouro perfeito para a reprodução do inseto. Por favor, faça sua parte!

Publicidade

Veja também