Em constante alerta!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 13/09/2022
Horário 04:59

É claro que movimentos de conscientização são essenciais para trabalhos sociais e que devem ser enfatizados ao longo do ano. E é essencial que se intensifiquem em determinados momentos para que todos falem a mesma língua na mesma época. É o que acontece com o Setembro Amarelo, quando muitas entidades, municípios e organizações falam sobre o assunto. 
De acordo com o site oficial voltado para esta ação específica, o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Triste realidade. Mas, ninguém tira a própria vida se estiver tudo bem com corpo e, principalmente, com a mente.
Conforme publicação neste diário, a psicóloga Gabrielli Felix Vieira cita algumas dicas para a prevenção ao suicídio. Segundo ela, a melhor maneira de se prevenir o suicídio é o falar, é a comunicação. O sigilo, o silêncio, o medo de falar sobre, faz com que os números de suicídio cresçam. Por isso, vamos conversar, vamos falar e perguntar para as pessoas o que está acontecendo, quando notarmos diferenças em seus comportamentos. Ou seja, precisamos estar atentos ao nosso redor e perceber quando alguém não está bem. Esse cuidado pode salvar uma vida.
E, principalmente, não julgue. Não diga para a pessoa o que ela tem que fazer. Apenas apoie, esteja próximo e realize uma escuta com acolhimento e menos julgamento. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Sejamos atentos sempre!

Publicidade

Veja também