Em projeto-piloto, detentos revitalizam escola

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 13/02/2016
Horário 08:24
 

Promover a reintegração social por meio de mão de obra qualificada. Com este objetivo foi concluída ontem a primeira ação conjunta em Presidente Prudente entre o curso Via Rápida Emprego, oferecido pela SDECTI (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), além da Secretaria de Estado da Educação. Na oportunidade, 25 reeducandos do CR (Centro de Ressocialização) no distrito prudentino de Montalvão, que cumprem pena em regime semiaberto, revitalizaram, através de pintura e poda de árvores, a Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, também localizada no distrito.

Jornal O Imparcial Ação contou com pintura nas dependências da escola

Com início há duas semanas, o balanço das atividades realizadas nesta unidade contou com a pintura interna e externa do prédio, incluindo, além da estrutura predial, todas as dependências do pátio, como vasos de flores e a quadra poliesportiva, da mesma maneira que os trabalhos de poda em árvores, espalhadas pelas dependências da escola, compreendida em uma área de 2,5 mil metros quadrados, onde circulam 400 alunos dos ensinos médio e fundamental. "As aulas começam na segunda-feira, por isso temos que finalizar as melhorias agora. Com certeza este é um presente para a escola", resume a diretora da unidade, Marilene da Silva Santos, 45 anos.

De acordo com diretora do CR, Miriam Barrocal Tardim Collete, o trabalho, inédito no município, ocorre de maneira conjunta com 19 escolas estaduais de São Paulo, escolhidas de acordo com a demanda de reeducandos na região, o que equivale a pelo menos 450 detentos em situação de qualificação na área de pintura residencial e predial. "Cada um deles passou por um curso rápido de aperfeiçoamento e receberá uma bolsa de R$ 420", esclarece. Sobre a continuidade da iniciativa, Miriam explica que, por se tratar de um projeto-piloto, a possibilidade de novas reformas ou a migração deste para outras unidades prisionais, "estão sendo estudados pela pasta estadual, sem nenhum posicionamento concreto até o momento".

 

Curso


Conforme exposto, o curso Via Rápida Emprego é uma ação SDECTI, que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil para presos do regime semiaberto, interno em regime semiaberto da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo a Adolescentes) e trabalhadores desempregados.  Este programa já ofereceu qualificação profissional para pelo menos 220 mil pessoas em todo Estado e em 2016 prevê ofertar 10 mil vagas.

 

SERVIÇO

SITE

Para mais informação quanto ao funcionamento do curso, basta acessar o site http://www.viarapida.sp.gov.br/ViaRapida.aspx

 
Publicidade

Veja também