Energia das marés ou energia maremotriz é a eletricidade gerada por meio do desnível da água do mar provocado pelo fenômeno das marés. Trata-se de uma energia limpa que não produz resíduos poluentes ao meio ambiente e utiliza uma fonte renovável que é a água. Apesar disso, os custos dos equipamentos ainda são muito altos e existem impactos para os ecossistemas marinhos nas áreas onde são instaladas as usinas maremotrizes.
A energia das marés é utilizada desde os séculos X e XI no continente europeu para a movimentação de moinhos durante o processamento da produção agrícola mais precisamente de grãos. No entanto, somente no início do século XX tiveram início os estudos sobre sua viabilidade, a qual, nesse caso, seria a produção energética em larga escala.
Esses estudos foram conduzidos nos Estados Unidos e no Canadá entre as décadas de 1920 e 1970. Nesse intervalo, no ano de 1961, uma barragem de aproximadamente 700 metros de extensão começou a ser construída no estuário do Rio Rance, no litoral de Saint-Malo, situada na região da Bretanha, no norte da França. As obras foram finalizadas cinco anos mais tarde, e a usina foi aberta em 26 de novembro de 1966.
Desse modo, a Usina de La Rance foi a primeira usina maremotriz do mundo, estando ainda em operação. Ela gera eletricidade por meio de 24 turbinas, com potencial de 240 MW. Trata-se de energia proveniente de uma fonte limpa e renovável, sendo essa a sua principal vantagem. Os custos de implementação são elevados, e a sua capacidade de geração é muito menor que de outros métodos mais baratos.
Existem ainda condições específicas para a geração de energia, como a topografia e marés de pelo menos 7 metros de desnível. No sistema de turbinas, essas estruturas são fixadas na camada de areia que recobre o fundo do mar. A corrente provocada pela alteração no nível da água é a responsável por movimentar as hélices das turbinas que, como mencionamos, ficam localizadas na porção inferior, onde as correntes são mais fortes. O movimento da hélice aciona o gerador onde se dá a conversão da energia cinética em energia elétrica.
Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-das-mares.htm