A equipe do MEC (Ministério da Educação) esteve em Presidente Prudente para avaliar as oficinas do programa Cidadescola. O cronograma teve início no fim da tarde de quarta-feira e seguiu até esta sexta-feira. Isso porque as práticas do Cidadescola farão parte do capítulo de um livro sobre experiências inspiradoras, após a seleção nacional na qual Prudente foi classificada.
O professor Elsio Corá, do MEC, comentou que o projeto precisa ser levado para fora de Prudente. “O edital tem esse papel de valorizar o que vocês fazem aqui. O que a gente viu nesses dias foram crianças felizes. Mesmo com todas as dificuldades que possam ter, cada particularidade delas, é na escola que encontram as oportunidades. A gente sabe que tem todo um trabalho de continuidade, de aprimoramento, de melhorias. E eu acho que é isso que a gente poderia enaltecer aqui. E eu sei que a gente ficou muito feliz em conhecer cada espaço, cada pessoa”, afirmou.
Elsio ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do programa. “A intersetoriedade que vocês fazem aqui precisa sim ser mostrada. A gente gostaria de destacar o quão necessárias são essas parcerias”, apontou.
Ainda conforme Elsio, Prudente é uma das poucas cidades que conseguiram ser selecionadas em todas as categorias. “É uma coisa que enobrece ainda mais a experiência de vocês. São poucos municípios que conseguem isso. Vocês foram o município com o maior destaque. É lindo ver professores com mais de 10 anos de casa se emocionando com os alunos, com cada conquista, com as notas tocadas nos instrumentos musicais. Estamos imensamente gratos e acolhidos pela cidade”, concluiu.
Os parceiros foram representados na fala de Adilson Guelfi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), instituição parceira há seis anos. “A gente contribui com o programa por meio de várias graduações, como de Pedagogia e Educação Física, e o mestrado e o doutorado em Educação. O Cidadescola proporciona uma oportunidade de ir além de promover o ensino superior, mas formar seres com responsabilidades social e ambiental. Esta é a nossa missão”, afirmou.
A titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Karina Gomes, agradeceu aos parceiros pela disponibilidade e pelos 15 anos de ações em conjunto, parceria esta que possibilita o ensino de maneira integral aos alunos. “É muito bom poder contar com cada um de vocês”, relatou.
Os profissionais do MEC, durante os três dias, visitaram diversos locais, entre escolas, espaços de parceiros e a sede da Seduc, além do Complexo Aquático Antônio Macca, Centro Cultural Matarazzo, Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas e Fundação Inova Prudente.
No cronograma, houve uma reunião com pais de alunos do Cidadescola, na noite dessa quinta-feira, quando eles puderam expor suas experiências e expectativas em relação ao programa.
O encontro reuniu 29 participantes, pais de alunos ou responsáveis. Conforme o balanço apresentado pela equipe, 100% das respostas dos pais confirmaram que "o Cidadescola garante um impacto alto ou altíssimo na vida de seus filhos". Entre as palavras mais citadas, estão "oportunidade, conhecimento, desenvolvimento e aprendizado".
Na seleção pelo MEC, o Cidadescola foi classificado em todas as quatro categorias, em um edital que reuniu 739 experiências de todo o Brasil voltadas à educação em tempo integral: Livro (Caderno de Narrativas), uma das mais concorridas, com apenas 25 experiências contempladas em todo o país; Rede de Trocas, que tem como objetivo promover intercâmbio de práticas entre secretarias e escolas; Mostra Nacional, evento que será realizado com as 125 melhores experiências do Brasil; e Mapa de Experiências, repositório de boas práticas em educação integral.
Realizado em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos voltados à educação integral e em tempo integral.
Também como parte do edital, Prudente participará da Mostra Nacional, no início de outubro, quando a equipe da Seduc irá apresentar o Cidadescola a 75 municípios.
O edital ainda contará com um mapa interativo, que vai ser lançado na Mostra Nacional, ferramenta que vai possibilitar a navegação pelos projetos.