Escolas da região vencem Concurso Visual Class

Campeãs foram a EM Rosana Negrão, de Prudente, com projeto sobre o centenário do município; e o Colégio Anglo, de Dracena

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 28/10/2017
Horário 12:29

Duas escolas da região de Presidente Prudente venceram o Concurso Visual Class, cuja cerimônia de premiação ocorreu na manhã de ontem, durante a 9ª edição do Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), sediado no Teatro Universitário César Cava, no campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Na categoria nacional, que abrange as escolas da rede pública, alunos da Escola Municipal Rosana Negrão Freitas Santos, do Residencial Maré Mansa, em Prudente, levaram a melhor com um trabalho audiovisual sobre o centenário do município. Já na modalidade internacional, que engloba escolas da rede pública e privada, a escola campeã foi o Colégio Anglo de Dracena, que apresentou um projeto sobre corrupção.

O docente Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa, da UEA (Universidade Estadual do Amazonas), ganhou o título de Professor Multimídia, em virtude de seu projeto sobre a interface humano-computador, enquanto o prêmio de melhor torcida ficou por conta da Escola Municipal Governador Mario Covas, de Álvares Machado.

No total, participaram do concurso oito escolas, entre as quais estavam unidades de Ibitinga (SP) e Araguari (MG). O presidente da comissão organizadora, Celso Tatizana, explica que, anterior ao evento, as cidades promoveram um campeonato municipal, com o objetivo de definir o melhor trabalho que as representariam no Enetec. A apresentação das instituições finalistas foi avaliada por um corpo de jurados, que levou em consideração critérios como proposta pedagógica, recursos utilizados e potencial de aprendizagem. Os autores dos projetos campeões foram premiados com uma lousa digital e tablets, ao passo que todos os demais participantes levaram para casa livros sobre educação financeira.

 

“A apresentação das instituições finalistas foi avaliada por um corpo de jurados, que levou em consideração critérios como proposta pedagógica, recursos utilizados e potencial de aprendizagem”

 

Isso porque a temática da edição de 2017 do Enetec propôs a discussão sobre como as escolas devem educar as crianças acerca de como trabalhar com o seu dinheiro, desde a mesada que ganham dos pais até o momento em que passam a utilizá-lo para a concretização de sonhos. A exemplo da edição de 2016, que tratou sobre o combate ao Aedes aegypti num período em que Prudente vivia um surto de casos de dengue, o evento deste ano também buscou evidenciar um tema em voga na atual sociedade: a crise financeira. Nesse contexto, a metodologia introduzida pelo palestrante Reinaldo Domingos, presidente da DSOP, foi a tétrade “diagnosticar, sonhar, orçar e poupar”, no sentido de instruir os cidadãos a identificar seus gastos e déficits e, em seguida, quais são as suas realizações pessoais, para que, a partir disso, possam calcular quanto precisarão despender para atingir os seus objetivos e o quanto deverão economizar para tanto.

Para Celso, a única forma de superar a recessão econômica é com a educação, considerando que a atual crise política é reflexo da falta de consciência do eleitor na hora de ir às urnas. “Não temos muito o que fazer agora a não ser educar a nova geração a votar melhor. O nosso trabalho não pretende acabar com o problema amanhã, mas preparar nossas crianças e jovens para o futuro, a fim de que nunca mais repitamos o erro de entrar em uma crise como essa”, expõe. Além disso, o organizador defende que, mesmo em um cenário econômico comprometido, é possível economizar e realizar alguns sonhos. “Além de melhor prepará-los para o futuro, queremos incentivar o jovem a trabalhar com o dinheiro no presente, de modo que não sofra com a falta dele mais tarde”, pontua.

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