Escolha sua academia e o treinamento

Jair Rodrigues Garcia Júnior

As academias como conhecemos hoje, um ambiente democrático, frequentado por homens e mulheres, de diferentes idades, pessoas fortes e não tão fortes, são uma conquista relativamente recente, com pouco mais de 40 anos. Anteriormente os frequentadores de academias eram principalmente homens, que já eram ou pretendiam ficar muito fortes. 

OBJETIVOS DIVERSOS
Hoje, hipertrofia e força nem mesmo são os objetivos dominantes na maioria das academias. Saúde física e mental, condicionamento físico, terapia para doenças, contato social etc, são os objetivos dominantes das duas últimas décadas. Numa pesquisa de iniciação científica recente realizada no curso de Educação Física da Unoeste, tais objetivos estiveram entre as respostas mais comuns para uma pergunta sobre objetivos e benefícios da prática de musculação, que é o tipo de treinamento mais comum nas academias.

ACADEMIAS
Se você ainda não pratica exercícios ou ainda não frequenta uma academia, isso provavelmente mudará nos próximos meses ou anos. Em Presidente Prudente, por exemplo, uma cidade média que já possuía mais de 50 academias de musculação, lutas, studios, cross training, funcional e natação, aportaram academias de grandes redes com ambientes e equipamentos modernos que atraem praticantes que buscam novidades e pessoas que pensar em iniciar a prática.

PÚBLICO TÍMIDO
Cidades médias têm um público potencial significativo. Considerado a média de 200 alunos por academia e o número estimado de 60 academias, os praticantes somam aproximadamente 12 mil em Presidente Prudente. É pouco se considerarmos que essa cidade tem cerca de 152 mil adultos na população, que 45 mil destes são fisicamente ativos (cerca de 30%) e que 32 mil (cerca de 70% dos fisicamente ativos) deveriam frequentar as academias. Muitos optam por atividades ao ar livre ou têm a facilidade de uma academia no condomínio ou em casa, mas há um grande potencial de alunos e novas matrículas (~20 mil) nas academias antigas e que estão se instalando.

Ao escolher sua academia valorize bastante o programa de treinamento para condicionamento físico e a presença de professores muito bem capacitados.   

ACESSÍVEL
A mensalidade de uma academia (média de R$ 120) representa cerca de 7% do salário mínimo vigente. Pode ser considerada acessível para uma proporção significativa da população. Além disso, muitas empresas disponibilizam para seus colaboradores benefícios como GymPass e similares, cujo valor é ainda menor que a média de mensalidade mencionada e permite frequentar número variado de academias.

BENEFÍCIO GRANDE
Para quem não está convencido sobre a boa relação custo-benefício de frequentar academia, sugiro que pergunte a um paciente que sofre de doença crônica a despesa mensal na farmácia. Frequentar academia é investir na própria saúde, pois minimiza o risco de doenças crônicas e imprevistos ainda mais graves, como as 1 mil mortes/dia por doenças cardiovasculares que acontecem no Brasil). É, seguramente, a melhor estratégia, inclusive para quem já sofre de alguma doença crônica.

O TREINAMENTO
As academias oferecem o espaço, equipamentos, professores para orientação e, algumas, até um programa de treinamento, além de algumas perfumarias atrativas. Mas atenção: o ambiente, design, equipamentos e preços promocionais podem até deslumbrar, porém o mais importante é o programa de treinamento para você obter bom condicionamento físico e outros objetivos, bem como a orientação de professores muito bem capacitados. Ao escolher sua academia valorize bastante estes dois últimos aspectos.   

 

 

Publicidade

Veja também