Escritor e historiador Benjamin Resende recebe título de “Cidadão Prudentino”

Para ele, honraria lhe foi concedida por suas crônicas “Raízes Prudentinas” 1, 2, 3 e 4 e “Raízes Centenárias”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/04/2023
Horário 21:13
Foto: Arquivo/Comunicação CMPP
Benjamin Resende: “Toda a minha vida praticamente foi dentro de Presidente Prudente”
Benjamin Resende: “Toda a minha vida praticamente foi dentro de Presidente Prudente”

Na sexta-feira, foi realizada sessão solene na Câmara Municipal de Presidente Prudente quando foi entregue o título de “Cidadão Prudentino” ao professor e historiador Benjamin Teodoro de Resende. A homenagem foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade prudentina pelo mineiro de Lavras (MG). “A Câmara honrou- me com esse título, o que me agradou muito, porque, afinal de contas, toda a minha vida praticamente foi dentro de Presidente Prudente. Aqui eu vivi, casei-me, tive meus filhos. Comecei a fazer todo o meu trabalho. Então, isso é muito especial e significativo”, expõe Benjamin.
Mas, segundo ele, o mais importante desta honraria é que ela lhe foi concedida em função de ele escrever as crônicas “Raízes Prudentinas” 1, 2, 3 e 4 e da obra “Raízes Centenárias”. “Acredito que esse trabalho que faço agradou a cidade, despertou nela um ambiente de recordar o que ela foi, o que se passou com as pessoas, ruas e lugares. E isso para a Câmara Municipal foi um motivo muito importante para me dar esse título!”, exclama o professor Benjamin. “E eu agradeço de coração, porque ser prudentino habilitado, devidamente com diploma, é outra coisa a mais do que se mudar para cá e só ficar aqui, não é? [risos]. O mais importante [que eu acho] de ‘Raízes Prudentinas’ é a cidade se recordar do que ela foi, do tempo que ela existiu, como eram os costumes, a época, a cidade em si, creio que para as novas gerações é muito importante” enfatiza o escritor.
A celebração faz parte das comemorações do Centenário de Instalação do Legislativo prudentino. Saiba mais em https://www.camarapprudente.sp.gov.br/noticia/8736/Historiador-recebe-Titulo-de-Cidadania-nessa-sexta-feira.html.

Monsenhor Nakamura

Perguntado ao professor sobre sua participação na beatificação do monsenhor Domingos Chohati Nakamura, modestamente ele responde que é “apenas um ajudante”. Que escreveu a história da vida do monsenhor em crônicas e depois fez um livrinho devocional. “O trabalho de beatificação é muito difícil, muito longo. Nesse momento, a gente está colhendo informações com vários padres para saber de sua vida pessoal e religiosa, se o conheceram ou não, o que podem falar sobre ele para juntar ao processo, pois nele tinha muitos depoimentos, mas não de padres”, menciona o escritor, destacando o quão seria importante para a cidade e região “ter um padre que foi realmente um santo e fazer sua beatificação é uma bênção”.

“Nossa maior força na divulgação"

O comerciante Luiz Saito exalta Benjamin Resende como escritor e acentua que sua participação é muito mais que importante nesse processo de beatificação do monsenhor Nakamura. “Ele é membro do Centro de Pesquisa Monsenhor Nakamura. É ele a nossa maior força na divulgação através dos livros e devocionários que escreveu, um total de mais de 8 mil, com a biografia e principais orações tradicionais dos católicos”, frisa Saito.  
Além disso, ele cita as palestras e participação nas reuniões junto à Cúria Diocesana de Presidente Prudente, mantendo sempre o contato com o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, com o apoio e participação do vice-postulador padre Leandro, da Diocese de Assis (SP).

Fotos: Cedidas

Sessão solene na Câmara Municipal de Prudente homenageou Benjamin Resende

Publicidade

Veja também