Estoques de sangue seguem em níveis de alerta em Prudente

Desde o início da pandemia, bancos de sangue enfrentam quedas nos números de doações, em virtude da crise pandêmica do novo coronavírus

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 10/07/2021
Horário 04:01
Foto: Arquivo/Weverson Nascimento
Doação de sangue segue protocolos rígidos que garantem segurança do candidato frente à Covid-19
Doação de sangue segue protocolos rígidos que garantem segurança do candidato frente à Covid-19

O gesto de doar sangue é também o de doar vida. Recentemente, mesmo com quedas nos números de doações em virtude da crise pandêmica do novo coronavírus, a Campanha Junho Vermelho trouxe um saldo positivo de doações em dois núcleos de hemoterapia de Presidente Prudente. Mesmo fechando o mês no positivo diante do atual período, as unidades fazem uma alerta sobre a importância de continuar doando, uma vez que a utilização de sangue doado continua sendo feita mesmo com a pandemia.
O Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente informa que desde o início da pandemia houve uma queda significativa no número de doações de sangue na unidade. Enquanto em janeiro e fevereiro do ano passado havia uma média de 1,2 mil bolsas coletadas mensalmente, em 2021, o quantitativo chegou a 600. 
No entanto, com a campanha do Junho Vermelho, mês de incentivo à doação de sangue, a unidade chegou a 800 bolsas coletadas no período de 30 dias, uma vez que contou com a parceria de diversas empresas e instituições que estimularam a ida de seus colaboradores até a unidade. 
Do ponto de vista das doações é relevante mencionar, segundo a instituição, que todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro, porque são mais raros na população. “Por ser referência para atendimentos de média e alta complexidade para 45 municípios que compõem o DRS-11 [Departamento Regional de Saúde], dependemos de doações de sangue para o tratamento de diversas doenças, inclusive, do uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos”, reforça o Núcleo de Hemoterapia do HR.
O Hemocentro anexo à Santa Casa de Misericórdia de Prudente também aponta um aumento considerável na campanha de junho. O mês, segundo a unidade, atingiu o equivalente a 1.128 bolsas colhidas. O balanço, contudo, não trouxe um comparativo.

Doações estáveis

No Instituto Rh - Hematologia Hemoterapia, mesmo com a campanha Junho Vermelho, não foi possível ter um aumento de doadores se comparado com meses anteriores. “Obtivemos resultados na campanha Junho Vermelho, mas não conseguimos um aumento real no número de doações”, declarou.
Diante desta situação, o instituto reforça a necessidade de doações constantes, principalmente por conta da pandemia, e enfatiza que, com as baixas temperaturas que afetaram a região recentemente, o estoque mínimo não conseguiu ser atingido. “Reforçamos a importância de convocar doadores, uma vez que com o atendimento dos pacientes do HRCPP [Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente], a demanda aumentou consideravelmente”.

Novos requisitos

Além dos requisitos já conhecidos para doação de sangue, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, e pesar no mínimo 50 kg, atualmente, diante da vacinação contra o novo coronavírus, a pessoa precisa ficar temporariamente, por um breve período, impedida de doar sangue. A recomendação dos três núcleos de hemoterapia para quem se imunizou com a Coronavac é de que aguarde 48h para realizar a doação de sangue; já para aqueles que receberam a Astrazeneca, Janssen e a Pfizer, é necessário esperar sete dias para realizar o procedimento. 
Atualmente, para assegurar a efetividade da doação, os três núcleos de hemoterapia seguem todas as orientações e protocolos do Ministério da Saúde, como disponibilizar álcool em gel em suas dependências, seguir o distanciamento social recomendado e assegurar o uso obrigatório de máscaras aos doadores e colaboradores. 

SERVIÇO
O Banco de Sangue do Hospital Regional está localizado na Rua José Bongiovani, 1297. O funcionamento dele se dá todos os dias, inclusive, aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h. O Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente, anexo à Santa Casa, funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h. O Instituto Rh recebe doações de segunda a sexta, das 7h às 16h. A unidade pode ser acessada através da Avenida Coronel Marcondes, 2.063 ou pela Rua Joaquim Nabuco, 1370. 

Selo de Empresa Solidária Doadora de Sangue

Durante todo o mês de junho, a Eros Alto Falantes mobilizou 65 pessoas entre colaboradores e seus familiares, com um único objetivo: salvar vidas através da doação de sangue, no Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. Este ato nobre, segundo o hospital, resultou à instituição o selo de Empresa Solidária Doadora de Sangue. Outras empresas também podem conquistar o selo, basta entrar em contato com o Núcleo de Hemoterapia pelo telefone (18) 3229-1570 e informar o interesse. Após a ida dos colaboradores, será emitido um certificado simbólico do selo de “Empresa Solidária” para a instituição, como uma forma de gratidão pela parceria firmada. 

Foto: Rodrigo Tadashi/Cedida

Publicidade

Veja também