Eve Harrington

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 11/10/2022
Horário 06:50

Eve Harrington não é o nome de uma atriz, nem foi título de filme, mas era o nome da personagem de Anne Baxter no clássico “A Malvada” (All About Eve) de 1950. Curiosamente, o título nacional remete-se à presença no elenco da atriz Bette Davis (cujos títulos de filmes recebiam versões destinadas a valorizar a persona de vilã consagrada pela mesma ao longo de sua carreira cinematográfica como “Perigosa”, “Nascida para o Mal”, “Jezebel”, “Pérfida”, “Vaidosa”, “Filha de Satanás”). No entanto, aqui a verdadeira malvada é justamente Eve Harrington, uma jovem dissimulada, que serpenteia em volta de uma atriz veterana do teatro, Margo Channing (papel de Davis). Sempre solícita, bajuladora, ela se mostra à disposição para servir o ídolo. Contudo, a fã incondicional é uma capa de falsidade e arrivismo: Eve não quer estar perto de Margo, ela quer ser Margo. Todo e qualquer método, por mais antiético vai ser usado para lhe roubar os papeis, os homens, os amigos e o sucesso. Destruidora com cara de anjo, a jovem toma para si o que já foi da antiga estrela, que vinha assistindo o próprio declínio e a dureza de deixar de ser jovem, e aos 40 não poder mais fazer os papéis de 25. Um clássico absoluto atemporal, recordista de indicações ao Oscar (igualado apenas em 1997 por Titanic): 14. Curiosamente, na vida real Bette Davis e Anne Baxter eram amigas, mas indiretamente Baxter contribuiu para que o Oscar do ano não fosse dado à franca favorita Bette: ao exigir que também ela, Baxter, fosse candidata como atriz principal e não como coadjuvante, os votos se diluíram e ambas perderam para a novata Judy Holliday por “Nascida Ontem” (“Born Yesterday”). Efeito Eve...
    
“Toma que a mãe é tua” 

A insuficiência familiar é um dos grandes problemas sociofamiliares a serem enfrentados por muitos idosos. Esta insuficiência não é apenas quantitativa (situações de idosos sem filhos, sem famílias constituídas ou com poucos descendentes para dividirem os encargos e responsabilidades), mas qualitativa (com famílias numericamente suficientes, mas sem vínculos afetivos, ou com pulverização de cuidados para com seus entes mais idosos). Principalmente quando o idoso apresenta fragilidades físicas ou sociais que os tornam dependentes de seus filhos e netos, a necessidade de supervisionar, cuidar, prover e atender as ações básicas se torna evidente. Nesta hora se arregaçam as mangas ou se escondem nas coxias: obviamente, sempre haverá alguns mais disponíveis (por mais tempo livre, maiores condições ou maior vínculo afetivo, ou até mesmo por mais interesse, quando há pensões e aposentadorias a serem usufruídas). Sem julgamentos ou dedos apontados, a realidade é que nem sempre há uma divisão harmônica de responsabilidades, e que a presença do idoso sempre é mais justificada na porta ao lado: Ah, você é o filho preferido, cuide da mãe! Ah, você tem mais condições. Eu preciso trabalhar! Ah, você sempre teve atenção, agora roa o osso! 
Do ponto de vista jurídico e ético, as responsabilidades são para todos. Entendem-se os históricos de afetos construídos, mas não se justificam descontar ressentimentos em genitores senis. Ainda bem, que para a grande maioria, ter um idoso para cuidar é um prêmio. Uma verdadeira recompensa em poder permanecer com seus pais pelo maior tempo possível. A simples presença, a continuidade de históricos de vida e vivência de emoções é o maior pagamento por qualquer ação prestada. Afinal, amparar a mão cansada de um idoso é apenas continuar segurando a mão que sempre foi mais forte na sua caminhada. 

Dica da Semana

Novelas / Streaming

“Selva de Pedra”:
Estreou na plataforma Globoplay este mês, a produção de 1986, “Selva de Pedra”, novela original de Janete Clair que tinha sido exibida em preto e branco em 1972 com Francisco Cuoco, Regina Duarte e Dina Sfat, e que ganhou este remake que também fez bastante sucesso: A história de amor entre Cristiano Vilhena (Tony Ramos) e Simone Marques (Fernanda Torres) é atrapalhada pela ambição na selva de pedra com a presença da rica Fernanda (Christiane Torloni). Supostamente morta por um acidente que julga ser provocado por Cristiano, Simone retorna com uma nova personalidade: Rosana Reis, pronta para se vingar. 


 

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