O político e advogado José Dirceu fará visita a Presidente Prudente nesta quinta-feira. Ele estará, às 9h, no prédio do Ceetas (Centro de Estudos em Educação, Trabalho, Ambiente e Saúde), na FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), para a atividade “Movimento Estudantil, Análise de Conjuntura e Defesa da Democracia”. O encontro é aberto a estudantes, professores, autoridades e à comunidade interessada em compreender os desafios políticos e sociais do Brasil contemporâneo.
A atividade integra a agenda de debates que o ex-ministro realiza em diversas cidades do Estado de São Paulo, incluindo Fernandópolis (SP) e municípios da região de Prudente, com articulação de estudantes, docentes e movimentos sociais da região e apoio da comunidade acadêmica da FCT/Unesp. Entre os organizadores, está Helber Henrique Guedes, graduando de Geografia. Para ele, a presença de Dirceu na universidade representa uma oportunidade singular de diálogo. “Ter uma figura histórica como José Dirceu debatendo com a comunidade acadêmica e a população prudentina é fundamental para entendermos melhor nosso papel no presente e no futuro da democracia brasileira”, destaca.
Natural de Passa Quatro (MG), nascido em 16 de março de 1946, José Dirceu iniciou sua militância política durante os anos de ditadura militar no Brasil, quando se destacou como líder estudantil entre 1965 e 1968. Nos anos 1960, engajou-se ativamente na luta contra o regime.
Atuou como deputado estadual por São Paulo (1987-1991) e deputado federal pelo mesmo Estado em três mandatos consecutivos, entre 1991 e 2005. No primeiro governo Lula (PT), em 2003, assumiu a chefia da Casa Civil da Presidência da República.
Além de sua atuação política, é autor de três livros: “Abaixo a Ditadura” (1998), “Tempos de Planície” (2011) e “Zé Dirceu – Memórias, volume 1”. Atualmente, Dirceu segue como advogado, consultor e militante de esquerda, participando de debates em todo o país.