Execução de Plano Diretor termina em janeiro

Trabalho é norteado por pesquisa de demanda que identificou estruturas e serviços ofertados pelo município a possíveis turistas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 16/11/2017
Horário 11:48

Com prazo de conclusão para janeiro do ano que vem, o projeto do Plano Diretor de Turismo de Presidente Prudente começou a ser executado no dia 3 de outubro. Nesse sentido, a Prefeitura conta com o apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que formou um grupo para a realização do trabalho, feito em parceria com funcionários da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), representantes de entidades que integram o setor turístico e entidades de ensino.

De acordo com o diretor de Estrutura Turística, Gustavo Oliveira, o Plano Diretor deverá demandar tempo, uma vez que, assim como qualquer planejamento estratégico, é preciso partir do ponto em que a organização se encontra e traçar diretrizes para se chegar ao desejado. Somente, então, é elaborado um plano de ação, com diretrizes e projetos específicos voltados ao turismo.

Gustavo explica que, para fazer esse diagnóstico, a pasta aplicou uma pesquisa de demanda, equivalente a um estudo de público-alvo para a iniciativa privada, cujos dados preliminares são os que constam no Relatório de Inventário Turístico, o qual consiste em um levantamento de tudo o que o município oferece a possíveis turistas, como atrativos turísticos (veja box) e hotéis. O documento é fruto de uma parceria firmada entre a Setur e o campus da Unesp em Rosana.

 

Setor hoteleiro

Conforme o trabalho, de 17 hotéis da cidade, 12 não possuem informativos impressos, já dois têm informativos em português e um em inglês. Os autores justificam que esse material possibilita que o hóspede “visualize” o produto que irá consumir em sua estadia. Por outro lado, todos os meios de hospedagem oferecem diária com café da manhã. Em contrapartida, quatro afirmam ter algum tipo de cadastro e classificação, outros três dizem não possuir, enquanto dez não responderam. Os pesquisadores observaram ainda que 11 dos estabelecimentos não dispõem de gerador de emergência, ao passo que cinco, sim.

Em termos de facilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, foi confirmado que em 64,71% há acessibilidade e 35,29% sinalizaram que não. Além disso, 17,65% contam com estacionamento acessível, 29,42% com calçada rebaixada, 47,06% com rampa e 23,54% com piso regular e antiderrapante. Nestes hotéis, 23,53% das vagas são sinalizadas, 11,76% com acesso em nível, 5,88% alargadas para cadeiras de roda e 11,76% com rampa de acesso à calçada. Por fim, oito dos empreendimentos não disponibilizam restaurantes em suas instalações, já um é aberto ao público e um adaptado para pessoas com deficiência.

 

Gastronomia

Os autores do Relatório de Inventário Turístico ainda destacam que, em Prudente, há 160 restaurantes que atendem a critérios de relevância à atividade turística, como capacidade de receber clientes; localidade; proximidade com hotéis, rodoviária ou pontos turísticos; e tipo de divulgação do serviço na internet, caracterizando assim uma efetividade na comunicação com o turista. Considerando isso, foi constatado que a maior parte dos estabelecimentos está concentrada no centro da cidade, especialmente na Avenida Brasil e quadras próximas.

O grupo destaca que o Festival de Comida de Boteco é um indicador importante para agregar valor a esses restaurantes, visto que se trata de ação de lazer voltada não somente para o morador de Prudente, mas com promoções em parceria, a fim de que pessoas da região, carentes de atividades sociais em suas cidades sedes, possam participar da programação noturna e depois descansar nos meios de hospedagem. “Nesse quesito, a proximidade de hotéis com os estabelecimentos gastronômicos pode gerar um movimento de pedestres interessados em se divertir sem a preocupação de dirigir sob efeitos de álcool”, defendem os autores.

 

Atrativos turísticos de Prudente

- Balneário da Amizade;

- Teatro Universitário César Cava;

- Parque do Povo;

- Centro Cultural Matarazzo;

- Complexo Turístico Cidade da Criança;

- Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas;

- Catedral de São Sebastião;

- Prudenshopping;

- Parque Shopping Prudente;

- Teatro Paulo Roberto Lisboa;

- Biblioteca Municipal;

- Teatro Nove de Julho;

- Teatro Municipal Procópio Ferreira;

- Cemaarq (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia);

- Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto;

- Oficina Cultural Timochenco Wehbi;

- Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes;

- IBC (Instituto Brasileiro do Café).

Fonte: Relatório de Inventário Turístico

Publicidade

Veja também