Falar com o coração

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 21/05/2023
Horário 04:30

O 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) é celebrado na Festa da Ascensão do Senhor (dia 21 de maio). Refletimos sobre a décima mensagem do papa Francisco para este momento festivo, dedicado aos comunicadores de todo o mundo. E, dando continuidade às suas reflexões anteriores – “ir e ver”, “escutar” –, o pontífice apresenta mais um verbo da gramática da comunicação: falar. Mas, não simplesmente falar, como uma atividade verborrágica, ele convida a “Falar com o coração”. E vai além: a mensagem chama ao testemunho da verdade no amor.
“Foi o coração que nos moveu para ‘ir, ver’ e ‘escutar’, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora”, sublinha o pontífice no início de sua mensagem, recordando também que “não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incômoda, mas de o fazer sem amor, sem coração. Só ouvindo e falando com o coração puro é que podemos ver para além das aparências, superando o rumor confuso que, mesmo no campo da informação, não nos ajuda a fazer o discernimento na complexidade do mundo em que vivemos. O apelo para se falar com o coração interpela radicalmente este nosso tempo, tão propenso à indiferença e à indignação, baseada por vezes até na desinformação que falsifica e instrumentaliza a verdade”.
Dividida em quatro partes, a carta reflete sobre o sonho do papa de uma comunicação eclesial “que saiba deixar-se guiar pelo Espírito Santo, gentil e ao mesmo tempo profética, capaz de encontrar novas formas e modalidades para o anúncio maravilhoso que é chamada a proclamar no terceiro milênio”. O texto ainda reflete uma linguagem de paz capaz de desarmar os ânimos: “Hoje é necessário falar com o coração para promover uma cultura de paz, onde há guerra; para abrir sendas que permitam o diálogo e a reconciliação, onde campeiam o ódio e a inimizade. No dramático contexto de conflito global que estamos a viver, urge assegurar uma comunicação não hostil”.
A Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil) e parceiros promovem uma Semana da Comunicação cujo tema está ligado ao anterior – “Ouvir com o ouvido do coração” – e quer fazer parte do caminho que levará toda a Igreja à celebração do Sínodo (outubro de 2023). Assim, falar com o coração significa “dar a razão da esperança que há em nós” e fazê-lo com mansidão, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro. Num tempo marcado – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas, a celebração deste dia nos convida a ir contra a maré. E como asseverou o papa Francisco, “somos aquilo que comunicamos”.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também